quinta-feira, 18 de janeiro de 2007

Direitos humanos?

A nossa Constituição Federal garante-nos direitos e garantias fundamentais, como é encontrado expressamente e precipuamente, no artigo 5º. Pois bem, esses direitos são para todos de forma isonômica? CLARO! Não é o que diz a nossa Constituição Federal? Mas não é o que acontece na prática. Direitos são violados diariamente e nada é feito para sanar essa violação.

Os grupos de defesa dos direitos humanos, por exemplo, SÓ aparecem quando direitos de presos são violados. Esses grupos NUNCA aparecem quando direitos de trabalhadores honestos são violados. POR QUÊ? Os direitos e garantis fundamentais não são pra todos? A questão é que os valores estão invertidos. Enaltecem-se bandidos, colocando-os num patamar acima e menosprezam trabalhadores honesto que pagam seus impostos e vivem com dificuldade, porém com dignidade.

Nunca vi nenhum membro desses grupos defensores dos direitos humanos preocupando-se com os direitos do mendigo! Você já viu? Mas está expressamente dito no art 6º da nossa CF que é DIREITO de todos a moradia! Também NUNCA vi nenhum membro desses grupos defensores dos direitos humanos dando assistência a famílias que perderam seus entes queridos brutamente assassinados. Você já viu? Em casos mais recentes, como o da GOL. Alguém viu algum membro dos defensores dos diretios humanos ajuizando uma ação (muitos deles são advogados) em face dos pilotos que causaram, por imperícia, a morte de centenas de pessoas? No caso do metrô de São Paulo, alguém viu ALGUM membro dos direitos humanos no local, pelo menos tentando ajudar de alguma forma as famílias das pessoas que morreram? Eu vi todo mundo MENOS os grupos de fedesa dos direitos humanos.

Minha pergunta é; PARA QUÊ servem esses grupos que só aparecem para os presos? Os direitos não são para todos?

Um comentário:

Anônimo disse...

Oi Guilherme!

Vc como sempre coberto de razão. Os direitos humanos hj em dia está diretamente ligado ao "poder", ele só funciona pra quem o tem, seja um político, um empresário bem sucedido, ou pq não um preso, afinal de contas ele tem poder, haja visto o q aconteceu em SPaulo e no Rio...é uma piada de mau gosto mas é a verdade. Nossos valores estão deturpados e como tal os direitos humanos funciona de acordo, infelizmente!!! Isso precisa ser revisto imediatamente.

Ps. Mudando de assunto, não tenho comentado muito pq estou de férias, é até engraçado mas estou de mandando esse comentário de uma Lan... Até breve.
Bjos!
Léia