quinta-feira, 22 de julho de 2010

Vergonhoso!


Fui até um posto do Detran para fazer a vistoria anual do meu carro. Chegando a minha vez, o fiscal olhou os meus dois pneus dianteiros e sem tirar o olhos deles ou olhar para mim, mas sabendo que eu estava olhando-o, fazia caras e bocas, tentando demonstrar que havia alguma coisa errada. Pensei logo, "Fudeu. Vai me pedir dinheiro!". Dito e feito! Segue o diálogo.

- Senhor Guilherme, seus pneus dianteiros "tão" com um probleminha.
- Probleminha? Que tipo de probleminha?
- A extremidade está gasta. Mas não tem problema, não! A gente pode dar um jeito nisso. Só não pode deixar o cara de lá da frente perceber.

Olhei para frente e não vi nenhum "cara lá da frente". Obviamente que eu já sabia o que ele estava insinuando. Queria DINHEIRO para liberar o carro! Mas continuei calado e respondendo apenas o que ele me perguntava. Após verificar as outras coisas no carro, sentou-se numa mesa e começou a preencher um papel. Em seguida chamou outro funcionário e cochichou no ouvido deste, que sem a menor cerimônia, virou-se para onde eu estava e me fitou. Lógico que estavam falando do possível dinheiro extra que poderiam ganhar em cima de mim. Era de se esperar. Um garotão, com cara de "mauricinho", carro "bacana" etc., acharam que o dinheiro extra do final de semana viria de mim. Ledo engano! Pois eu continuava quieto, apenas observando a "movimentação".

Após alguns minutos de espera, ele veio até mim e disse que eu deveria voltar outro dia já com os pneus trocados para finalizar a vistoria. Assim que disse isso, ficou olhando para mim fixamente, provavelmente, na esperança que eu esboçasse algum tipo de reação no sentido de "tem algum jeito mais rápido de resolver isso?". Como apenas agradeci, foi embora triste e sem o "quase certo" dinheiro extra do final de semana.

Existem leis e elas devem ser respeitadas, cumpridas. Se eu estiver errado, pago o preço pelo meu erro. Assim que tem que ser. E não usar do jeitinho brasileiro (deplorável) para conseguir as coisas.

É muito nojento, tudo isso! A corrupção já está entranhada na alma de muitos brasileiros e alguns não fazem a menor questão de esconder. É vergonhoso, deplorável! Essa nossa cultura é de merda! É a cultura de quem é mais esperto, de quem se dá melhor mais fácil e mais rápido, independente da lei, regras ou convenção social.

Falta educação para o povo (ricos e pobres)! O brasileiro nasce já aprendendo que tem que ser mais esperto do que qualquer um, furando a fila, estacionando carro na calçada, subornando o policial, sonegando, e por ai afora.

Essa fato de hoje me remete a uma piada que ouvi anos atrás e nunca mais esqueci. Provavelmente muitos já ouviram:

Deus conversava com Adão, mostrando os países os quais ele havia criado:
- Adão, aqui eu vou colocar a Itália, Portugal, França, Espanha... países europeus, de primeiro mundo, com educação, dinheiro, cultura e etc. Mas como nada pode ser perfeito, vou criar o terremoto, a guerra, o vulcão... Aqui, quase do tamanho da América do Sul toda, vou colocar o Brasil! País lindo! Belezas naturais deslumbrantes, praias, montanhas, sem terremoto, sem vulcão, sem furacão, sem nenhum desastre natural, NADA!

Adão, encucado, perguntou a Deus:
- Senhor, mas por que em todos os países o senhor colocou terremotos, vulcões, furacões e aqui no Brasil não vai colocar nada disso? Não é justo com os outros países!
- Adão, meu filho, espere só até ver o povinho que irei colocar lá!

E ha, ainda, quem diga que o Brasil é o "país do um futuro" bem próximo!

2 comentários:

Sofia Carvalho disse...

ahahahahha. gulherme muito boa anedota e muito bom o teu sentido de justiça e coerência na vida. Infelizmente não é só no Brasil que existe corrupção...Tens que conhecer mais Portugal, amigo;)
Beijinhos

Guilherme Faro disse...

Oi Sofia. Sei que a corrupção não é só no Brasil, mas aqui está demais! Já passou do limite ha tempos!
beijo