sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Esta merda de LIGHT!

A nossa ÚNICA companhia de luz, LIGHT, é uma merda!!!! Não há outro adjetivo que possa descrever-lá, senão esta. MERDA!
Ontem, dia 29/12/2012, quase 18 horas, toca o interfone daqui de casa:

- Alô? - Disse eu.
- Senhor, aqui é da Light. Nós temos uma nota de corte para o seu apartamento.
- Nota de quê? Peraí que estou descendo.

Pensei: "Será que esqueci de pagar a conta de luz? Não é possível! Essas coisas eu não esqueço!". Já na companhia dos técnicos perguntei o por que deles terem uma "nota de corte" para o meu apartamento:

- Senhor, o que eles nos passaram é que a conta de novembro não foi paga.
- A de novembro... ? Peraí! Eu paguei, sim! Não corta, não, que vou lá em cima pegar o comprovante. Já volto.

Lá fui eu subindo as escadas correndo. Entrei no meu banco e vi que a conta de novembro havia sido paga, sim!!! "Porra! Eles estão de sacanagem!". Nisso, o interfone toca novamente e é um dos técnicos me "apressando" para eu descer com o comprovante. Já estava meio puto com a situação e disse: "Meu amigo, segura a onda aí, que estou imprimindo na internet o comprovante e já estou descendo."

Imprimi a conta paga ANTES do vencimento e desci correndo, novamente. Cheguei na portaria, os técnicos já tinham ido embora e NÃO cortaram minha luz. Ainda fiquei esperando algum tempo caso eles aparecessem, mas foram embora, mesmo. Não entendi nada e tampouco quis entender, pois essa Light é uma merda!

Ou seja, eles vêm até minha casa com uma "nota de corte", digo que vou pegar o comprovante do pagamento e quando desço, eles já não estavam mais lá e não cortam minha luz!!! Estão de SACANAGEM comigo!

Liguei para eles e perguntei o por que ter uma "nota de corte" para o meu apartamento, já que paguei a conta:
- Senhor (me dá raiva toda vez que um atendente inicia a frase com SENHOR), aqui no sistema, a conta de novembro está "em aberto".
- A de novembro? Como é possível se estou com o comprovante de pagamento aqui na minha frente e paga ANTES do vencimento? Paguei pela internet!
- É o que o sistema está me dizendo. - já estava puto da vida!
- Então manda esse sistema para casa do caralho! Porque por pouco não fico sem luz por erro de vocês!
- Não é nossa culpa...
- Minha culpa também não é!
- O senhor pode passa a autenticação mecânica do comprovante.
- Autenticação mecânica? Você escutou o que eu disse? Paguei a conta pela internet! Te dou o número do controle!

Depois de mais calmo, percebi que fui um pouco grosso com a atendente... em todo caso... Mas que a Light é uma merda, isso é sim! Ninguém se comunica internamente, erram e nem se redimem do seu erro. Sabe o que falta para melhorar? CONCORRÊNCIA!!!!!! Eles não têm concorrência! Fazem o que querem!!!

ALÔ ESTADO DO RIO DE JANEIRO! PARA O BEM DO POVO CARIOCA, TEM QUE HAVER CONCORRÊNCIA!!!!

quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Certidão de ônus reais

Após ter escrito o texto sobre o laudêmio (http://gfaro.blogspot.com/2009/06/o-laudemio.html), tenho recebido, praticamente, um e-mail por dia de leitores com dúvidas sobre o tema. As dúvidas foram evoluindo até chegarem nas certidões. Ou seja, quem deve pagar pelas certidões do imóvel? O vendedor ou comprador?

Bom, a certidão mais importante é a de ônus reais, pois é a "certidão de nascimento" do imóvel. Quem deve pagar por essa e outras certidões é o VENDEDOR, pois é ele quem deve comprovar a situação de seu imóvel. Logicamente que as certidões são repassadas para o comprador. Não há mistério nisso, já que vivemos num país dos espertos, onde cumprir a lei é para babacas.

Mas, nada impede que as partes envolvidas cheguem num acordo e flexibilizem esse ônus. Não há nada que empeça, mas deve ser tudo às claras, para que não haja dúvidas.

Em suma. É o VENDEDOR quem deve pagar pelas certidões, mas as partes podem chegar num consenso.

quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

O Natal!

Pois é. O Natal!
Enganou-se quem achou que eu ria "pular" de alegria ao me referir a esta data. Meu sentimento em relação a ela é exatamente o oposto.

Sei que muitos irão discordar de mim e até me chamar de maluco. Mas a verdade (a minha, pelo menos) é que nunca gostei do Natal. Nunca gostei dessa data que muitos trocariam por todos os feriados do mundo.

São experiências de vida minhas que me fizeram chegar a esta conclusão. Acho uma data triste e acima de tudo, falsa! Há famílias inteiras que passam o ano todo brigando, sem falar umas com as outras, trocando farpas e etc., mas quando o dia 24 de dezembro a noite chega, todos se reúnem, trocam elogios, presentes, pedem desculpas... e no dia seguinte... começa tudo novamente. As brigas, as trocas de farpas, o disse me disse.

Não. Não é esse o sentido do Natal e tampouco o sentimento que o cobre.

Bom, só me resta a contagem regressiva para terminar logo. Faltam 3 dias...

quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Viagem - carteira internacional II

Ainda escrevendo sobre a carteira internacional.

A carteira de motorista internacional não deveria estar escrita em inglês? Apesar de já ter dirigido várias vezes fora do país com a habilitação brasileira, essa é a primeira vez que tirei a minha PID (permissão internacional para dirigir).

Comecei a folhear o "livro de bolso" (que é o que parece) e nada das informações aparecerem em inglês. Para minha surpresa, 80% está escrita em português. As informações que realmente interessam (se estou habilitado a dirigir, data de validade e etc.) estão em português!!!! Então, PARA QUE SERVE essa tal de PID? Alguém pode me explicar?

Ou seja, gastei dinheiro à toa! Além disso, como escrevi acima, a "carteira" mais parece um livro de bolso do que uma habilitação propriamente dito!

Para fins de comparação, coloquei minha carteira de habilitação ao lado da PID.

quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Prestadores de serviços

É incrível como os prestadores de serviço não têm o menor comprometimento com nada ou com ninguém! É surreal!!! Marcar um dia e hora para eles aparecerem é a mesma coisa que nada!

Marquei com 5 dias de antecedência com um bombeiro para fazer um trabalho na minha casa, sendo que 2 dias antes liguei para confirmar. 40 minutos após a hora marcada e nem sinal do cidadão. Resolvi ligar para saber se já estava vindo. O diálogo é digno de uma peça teatral:

- Andre? Sou eu, Guilherme.
- Ô Seu Guilherme - como se nada tivesse acontecido.
- Cadê você, Andre? Nós marcamos as 9 da manhã e já são 9:40.
- Eu estou aqui em Copacabana ainda.
- Sim, mas nós marcamos as 9.
- Eu sei, mas teve um imprevisto.
- Mas você poderia ter me avisado!
- Mas é que eu ainda estou em Copacabana.
- Sei, mas você poderia ter me avisado. Tô em casa te esperando, sendo que deveria estar no trabalho.
- Eu termino em 10 minutos e saio daqui.

Em suma, se eu não tivesse ligado, provavelmente ele nem teria "dado as caras", nem dado a menor satisfação. Essa conversa tão "produtiva", como você pode perceber, me rendeu mais tempo de espera. Ou seja, os caras não têm a menor consideração por você. A conclusão que tiro é que eles não precisam de dinheiro. Já estão ricos!

Quando estão sem trabalho, quase ajoelham-se aos seus pés implorando por trabalho. Quando conseguem mais de um trabalho, escolhem o que vai render mais financeiramente e simplesmente cagam (desculpe-me pela palavra) para o outro trabalho já agendado!!! Depois reclamam que estão sem trabalho, que são ferrados na vida, que não têm dinheiro e etc.

A vida te oferece vários caminhos a serem escolhidos. Cabe a você escolher o melhor que se adéqua as suas necessidades.

Não canso de contar a história de um colega de universidade. Era uma pessoa muito legal, trabalhadora, estudiosa. Ele nasceu e cresceu na Rocinha (para quem não conhece, é a maior favela da América Latina. É praticamente um bairro!). Trabalhava como "office boy" para um escritório de advocacia de dia e estudava à noite na faculdade. Foram 5 anos assim.

Hoje, ele é Procurador do Estado do Rio de Janeiro.

A vida ofereceu a ele diversos caminhos e muitos deles não eram bons, mas ele escolheu o caminho de estudar e trabalhar.

Então, como já ouvi diversas pessoas comentando, não me venha com a história que não teve oportunidade e por esse motivo "foi" para o "outro lado" da vida. Obviamente que há pessoas que nasceram em classes sociais privilegiadas, mas esse não é um fator determinante para "vencer" nada vida.

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Viagem - carteira internacional

Para não dizer que eu só venho "à público" (escrever no blog... ahahahhaha) para fazer algum tipo de reclamação, hoje vou escrever sobre a carteira internacional de motoristas.

Recebi alguns e-mails de amigos, que sabem que gosto muito de viajar, perguntando sobre a necessidade ou não de se tirar a carteira de motorista internacional para dirigir lá fora.

Todas as vezes que viajamos e alugamos um carro, as locadoras nunca pediram pela carteira internacional. Ou seja, minha carteira de motorista brasileira sempre foi suficiente. A única coisa que queriam saber era se ainda estava válida. Fora isso, nada mais.

Se o problema fosse só esse, diria que não precisaria da carteira internacional. Ocorre que imprevistos nas estradas acontecem. Se porventura ocorrer uma batida ou até mesmo uma inspeção rotineira (blitz), a policia pedirá sua carteira de habilitação e se você não tiver a internacional (que suas informações básicas estão escritas em inglês e tem a mesma validade da sua carteira brasileira), eles te levarão para delegacia (ou algo semelhante a isto) até que seja traduzida e possam entender o que está escrita nela. Obviamente que ninguém deseja "visitar" uma delegacia durante uma viagem ao exterior.

Em Portugal você não precisará por eles falarem o mesmo idioma que o nosso. Na Espanha ou em outros países de língua espanhola, provavelmente também não, dependendo do grau de exigência daquele país. Por via das dúvida, aconselho, sim, a tirarem a carteira internacional. É mais uma medida de precaução do que qualquer outra coisa.

No caso do Rio de Janeiro, basta entrar na página do Detran. Para facilitar, esse já é o link (http://www.detran.rj.gov.br/_documento.asp?cod=4667)

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Ser correto ou não? Eis a questão!

É ÁRDUA A TAREFA DE SER CORRETO NO BRASIL!!

É duro ser correto no Brasil! Diria que essa árdua tarefa é um trabalho para o super homem!
Há a máxima que diz que ser honesto, correto, respeitar as leis, é ser babaca. Esperto que é esperto, nunca respeita a lei e sempre está passando as pessoas para trás. Esse, sim, é esperto, sagaz!!!

Meus pais me criaram para respeitar leis, respeitar pessoas, respeitar as diferenças, ser honesto, ser correto, não tolerar injustiça, ser trabalhador. Enfim, ser uma pessoa melhor nesse mundo. Carregarei esses valores até o final da vida e muito me orgulho da educação que eu recebi. Mas volto com a frase que inicia esse texto.

É ÁRDUA A TAREFA DE SER CORRETO NO BRASIL!!

No trabalho ou no lazer, as pessoas sempre se revoltam quando algo não é feito do jeito que elas querem. Nem que para isso o famoso, e detestável, "jeitinho brasileiro" seja colocado em prática. Ou seja, mesmo que seja errado, ilegal, antiético.

Eu já coleciono várias inimizades por conta desses valores; ser honesto, ser correto. Pessoas se aproximam com a intenção de você atender aos caprichos delas, misturando o pessoal com o profissional. Se não for feito o que elas querem, você será rotulado como uma pessoa que quer "prejudicar", "atrasar o lado", que é "babaca" e assim por diante.

MAS VOCÊ ESTÁ FAZENDO O QUE É CORRETO, LEGAL, ÉTICO!!! Por que não gostam de você?????

É muito difícil ser honesto e correto no Brasil. Digo NO BRASIL, pois a coisa é cultural. Também não é porque é BRASILEIRO, mas sim, porque o sistema já é corrompido há muitas décadas! A nossa cultura tem uma falha gigantesca de "caráter"! Se colocar o brasileiro num país onde o sistema funciona, ele "dançará conforme a música"!!! Portanto, não se trata do BRASILEIRO e sim do ser humano, do ambiente em que vivem.

É árdua tarefa de ser honesto.

quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Inteligência X Burrice!

Recebi esse e-mail, que relata um julgamento, imputando o fato ao julgamento do ex-goleiro Bruno, que assassinou a namorada. Na verdade, a internet é um território livre, que todos fazem o que bem querem, inclusive a imputar um fato à alguém, mesmo que este não tenha nada a ver!

É o caso desse julgamento, que se refere ao caso do ex-goleiro Bruno mas vale a pena ler. Está em vermelho o que não é verdade.

" ADVOGAR EXIGE RACIOCÍNIO RÁPIDO,INTELIGÊNCIA E CLIENTE ESPERTO

Em Minas, Bruno estava sendo julgado por assassinato...

Havia evidências indiscutíveis sobre a culpa do réu, mas o cadáver não aparecera. Quase ao final da sua sustentação oral, o advogado, temeroso de que seu cliente fosse condenado, recorreu a um truque:

- "Senhoras e senhores do júri, senhor Juiz, eu tenho uma surpresa para todos!" - disse o advogado olhando para o seu relógio...

- "Dentro de dois minutos, a pessoa que aqui se presume assassinada, entrará na sala deste Tribunal."

E olhou para a porta. Os jurados, surpresos, também ansiosos, ficaram olhando para a porta. Decorreram-se dois longos minutos e nada aconteceu. O advogado, então, completou:

- "Realmente, eu falei e todos vocês olharam para a porta com a expectativa de ver a suposta vítima. Portanto, ficou claro que todos têm dúvida neste caso, se alguém realmente foi morto. Por isso insisto para que vocês considerem o meu cliente inocente".

Na dúvida, julgue à favor do réu (In dubio pro reo). Os jurados, visivelmente surpresos, retiraram-se para a decisão final. Alguns minutos depois, o júri voltou e pronunciou o veredicto:

- "Culpado!"
- "Mas como?" perguntou o advogado... "Eu vi todos vocês olharem fixamente para a porta, é de se concluir que estavam em dúvida! Como condenar na dúvida?"

E o juiz esclareceu:
- "Sim, todos nós olhamos para a porta, menos o Bruno..."

"NÃO ADIANTA SER UM BOM ADVOGADO SE O CLIENTE FOR ESTÚPIDO ".

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

À espera de 12 de fevereiro de 2012

Para mim, viajar é transcender a alma, é alimentar o espírito, é liberdade, é transitar pelo tempo e pelo espaço! Viajar é... algo sublime!

Hoje faltam, exatamente, 68 dias para eu viajar. Ou seja, 2 meses e 8 dias. SIM, já estou em contagem regressiva! Estou precisando ver civilização, respeito às leis e às pessoas. Estou precisando tirar férias do Rio de Janeiro. Do Brasil!

Continuo dizendo que o Brasil é o melhor lugar do mundo para se viver, mas há momentos quando eu preciso me afastar daqui para continuar afirmando isso.

Bélgica e Portugal. 20 dias no frio, andando sem parar, conhecendo novas culturas, novas pessoas, novos hábitos e, também, buscando minhas origens, que parte delas veio de Gent e a outra de Portugal. Mais precisamente de uma freguesia chamada Ousilhão, em Bragança, Trás-os-Montes.

Os minutos não passam, quiça as horas! O dia, nem se fala!

Tudo já está reservado: hoteis, carros, passagens, seguro de saúde, passaportes em dia. Resta-me apenas esperar os dias passarem até o dia 12 de fevereiro.


Exibir mapa ampliado