quarta-feira, 28 de março de 2007

Mais uma surpresa...

Sureal... pra mim. Tentarei transpor um diálogo que tive com um cidadão.

Ontem, numa lanchonete daqui do Rio de Janeiro, enquanto esperava o meu açaí ser feito, um homem aproximou-se de mim e começou a "puxar" conversa comigo. Meio ressabiado com o homem que nunca havia visto, respondia de forma monossilábica. Até que o homem perguntou-me;

- Você gosta de pobre? Porque você não tem cara de pobre. - Fiquei sem ação, pois nunca ninguém havia me perguntado coisa do gênero.
- Se eu gosto de pobre? Pra mim é indiferente se a pessoa é pobre ou rica. Por que?
- Mas você gosta de pobre?
- Meu amigo, o que vai fazer com que eu goste da pessoa é seu caráter e não se ela é rica ou pobre.
- Você é pobre?
- Pra você quer saber?
- Porque o pobre não gosta do rico. Por que o rico pode ter tudo e o pobre, nada? Isso é sacanagem. Eu também quero ter um carro bom, uma casa aqui embaixo. Eu também quero. Vocês têm que ser roubados mesmo. Tomara que sejam roubados sempre. A gente tem direito de ter tudo, como vocês. Eu detesto rico. Foda-se rico.

E foi embora. Da mesmo forma que apareceu, foi embora.
Ou seja, o cara não sabia nada de mim (pelo menos eu acho), se eu era rico ou pobre, se eu queria conversar. NADA. Fiquei boquiaberto com o que aquele homem disse. Demonstrava revolta, ódio.

Agora, a culpa dele ser pobre é minha? A culpa é do nosso governo que não dá meios suficientes para a população crescer economicamente. A culpa é também desse cidadão que reclama, mas não faz nada pra mudar a situação. Não quer estudar, não quer ter esforço.
Tenho um grande amigo que nasceu muito pobre. Trabalhava de dia e estudava a noite. Entrou pra faculdade de direito e hoje é procurador federal. Cansei de emprestar dinheiro pra ele pegar ônibus, pois ele nem a mãe tinham.

Então, a desculpa de esse cidadão é esfarrapada. A luta é de todos. Uns lutam mais que outros, mas essa é a situação em que o nosso Brasil se encontra.

Vá estudar! Faça por onde!

Nenhum comentário: