terça-feira, 23 de setembro de 2008

Seguros de Viagem

Acabei de ler uma matéria sobre os seguros de viagens, que não cumprem com o contrato. Como, geralmente, o custo de ir ao judiciário é maior do que as empresas de seguro de viagem devem aos seus assegurados, fica-se por isso mesmo.

Lembro-me de numa viagem à Europa em 2006. Fizemos um seguro de saúde de 12 dias (o tempo que passaríamos viajando). Numa das cláusulas do contrato dizia que se a companhia aérea atrasasse o vôo em mais de 24 horas, eles pagariam as despesas como, por exemplo, diária de hotel, comida e etc. até 100 euros, se eu não me engano. Pois bem. A companhia aérea atrasou o vôo em mais de 24 horas. Fiz tudo como manda o figurino e voltei para o Brasil. Chegando aqui, liguei para a empresa que eu havia feito o seguro (não lembro o nome, mas prometo achar nas minhas anotações e ESTAMPAR aqui) e expliquei o que havia acontecido. Abriu-se um processo (esse pessoal adora a frase: "vamos abrir um processo para a sua solicitação") e 3 dias depois, liguei novamente. Pra minha surpresa, o "processo" foi indeferido. Ou seja, eles não arcariam com o quê estava escrito no contrato, que era me ressarcir dos custos extras que tive. Discuti com a atendente no telefone e tudo. Pensei em ir ao judiciário, mas só as custas do processo me custariam mais do que o valor que eles me deviam. Não sabia como resolver aquilo e ao mesmo tempo não queria deixar passar em branco.

Coincidências à parte (não acredito em coincidências), me ligou uma outra empresa querendo saber minha nota para o serviço prestado pela asseguradora. Aproveitei a oportunidade e esculachei. A pessoa, então, me passou o e-mail do vice-presidente da asseguradora. Ahhhhhh pra quê? Mandei um e-mail muito "educado", dizendo, entre outras coisas, que ia pra mídia contar o que havia acontecido e que eu faria de tudo pra fazer propaganda negativa deles (hoje em dia basta escrever pro O Globo que eles resolvem). Não deu nem 20 minutos pra um diretor da empresa me ligar, me pedir desculpas pelo "transtorno", pedir minha conta bancária e depositar o dinheiro. Ainda de sobre reclamei da atendente que foi muito grossa.

Aqui no Brasil, nossos direitos são constantemente desrespeitados e nada é feito. Vivemos num país anômico onde nada e ninguém são respeitados. Por isso, temos, sim, que colocar a "boca no mundo" quando algum direito nosso for desrespeitado. Para os que moram no Rio de Janeiro e tiverem dificuldade de resolver algum tipo de problema com alguma empresa, entre na página do O Globo e escreva pra seção da defesa do consumidor. ( www.oglobo.com.br ).

Nenhum comentário: