terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Discriminação com o brasileiro

A discriminação, o preconceito, o racismo são um retrocesso para a humanidade e só servem para gerar mais ódio entre as pessoas.

Por um acaso, pesquisando na internet uma bibliografia para os meus estudos jurídicos, deparei-me com vários relatos de brasileiros dizendo-se discriminados e mal tratados em alguns países por onde passaram.

O caso mais emblemático que li aconteceu mês passado (novembro/2010). O assassinato de um brasileiro em Portugal. Sua namorada conta que aos gritos o assassino dizia "volte para sua terra, seu brasileiro de merda!". É triste saber que isso acontece nos dias de hoje e ainda mais num país irmão, como Portugal, de onde muitos brasileiros descendem e tem família. Como eu.

Concordo que o brasileiro não é nenhum santo. Mas tem algum povo que é? Seja lá qual for a sua nacionalidade? A essência é a mesma! Estamos falando de seres humanos e não de nacionalidades.

O que não é divulgado é que (aqui no Rio de Janeiro, sem mencionar os outros estados) estrangeiros são presos cometendo crimes constantemente. Posso citar pessoas de várias nacionalidades como americano, alemão, argentino, português, espanhol, francês, italianos, africano, peruano, boliviano, colombiano e etc. Diferente do que as pessoas pensam, esses crimes cometidos por estrangeiros em solo brasileiro são mais comum do que se imagina. Só para exemplificar:

Alguns anos atrás, o criminoso mais procurado era um americano que vivia tranquilamente na região dos Lagos, aqui no Rio de Janeiro, até ser descoberto pela polícia e ser preso.

Furtos e roubos eram constantes na praia de Ipanema, Rio de Janeiro, cometidos por dois peruanos e um boliviano. Foram presos.

Todo ano espanhois, italianos e alemães são presos por cometerem crimes sexuais.

O bandido mais procurado em 2007 aqui no Rio de Janeiro era um português. Ele era conhecido pelo seu requinte de crueldade com que tratava suas vítimas. Foi morto numa troca de tiros com a polícia na Páscoa de 2007.

Sem mencionar outros crimes cometidos no cotidiano.

No entanto, parece que só o brasileiro é o vilão da história e, consequentemente, é discriminado nos países por onde passa. A verdade é que a imprensa brasileira trata esses crimes cometidos por estrangeiros como CRIMES! Tão somente crimes. Sem vincular o crime à nacionalidade. O máximo que se diz é algo do gênero; "o (nacionalidade do criminoso) cometeu crime de roubo". Enquanto a imprensa dos outros países cita a nacionalidade do criminoso, o crime e diz que é cometido, basicamente, por pessoas daquela nacionalidade. Pronto. Deu a largada para a discriminação.

No caso de Portugal, especificamente, deixa-me ainda mais triste, pois tenho lá uma família que adoro (por parte da minha esposa e por causa dos meus avós e bisavós trasmontanos), o país que adoro, o povo que é sensacional. Digo eu, mas o brasileiro gosta muito do português. Não sei mais se a recíproca é verdadeira. Costumava a ser, pelo menos achava que sim.

Está mais do que na hora da imprensa brasileira começar a divulgar esses fatos.

Só para deixar claro. Não corroboro com os crimes cometidos por brasileiros em outros países só porque são brasileiros. Muito pela contrário, cometeu um crime, tem pagar com sua devida sanção. O que reclamo é que a justiça seja feita e não incrimine apenas um povo, quando muitos fazem a mesma coisa e nem são mencionados.

quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Feliz Natal!

Bom, como alguns devem saber, não sou muito fã dessa data, por motivos pessoais. Mas não posso deixar de desejar um FELIZ NATAL para quem gosta de comemorar.

Então, novamente.


FELIZ NATAL E UM 2011 REPLETO DE FELICIDADES, PAZ, ALEGRIA, AMOR, SAÚDE, AMIGOS, E TUDO MAIS QUE "ELES" LÁ DE CIMA POSSAM TE DAR DE MELHOR!

terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Repugnante!

"Senado aprova aumento salarial de parlamentares e integrantes do Executivo"
fonte: Globo On Line - 15/12/2010


Diante desses fatos, tenho que concordar com a célebre frase "O Brasil não é um país sério", que foi atribuída, popularmente, a Charles de Gaulle.

Enquanto nossos "representantes no poder" aumentam seus salários para mais de 26 mil reais ao mês, professores e médicos se desdobram em mil, trabalham em 3, 4 empregos para ganharem 1/4 desse valor (quando muito bem remunerado).

VERGONHOSO! Nosso povo deveria ser como o argentino, que vai as ruas protestar, gritar, enfrentar seja lá quem for por seus direitos! Deveríamos paralisar a economia do estado ATÉ que esses políticos filhos da puta, sem vergonhas, caras de pau, que só pensam neles mesmos retrocedessem! O mais absurdo é que aprovaram o aumento em MENOS de 5 minutos!!! Eu disse, MINUTOS! Enquanto a "ficha limpa", e tantos outras questões muito mais importantes, ficou "rolando" no Congresso durante anos!

Mas não. Somos um povo incapazes de enfrentarmos essas safadezas indo para as ruas. Mas por que não??? Porque não queremos interromper nosso final de semana de sol na praia, na piscina, nos bares tomando cervejinha.

Políticos, empresários e quadrinha cia sabem disso! Não é à toa que passagens de ônibus municipais aumentam de sábado para domingo à meia noite. O povo está se divertindo e por isso não vai interromper sua diversão para protestar. É fato, minha gente!

O nosso povo é muito acomodado e não tem a cultura de reclamar por seus direitos!!!! Ao contrário, deitam-se em berço esplêndido e veem a vida passar num barquinho...

sábado, 11 de dezembro de 2010

A vergonha continua

Brasil, mais precisamente o Rio de Janeiro, é um caminho sem volta a curto e médio prazos. Não tem jeito. Ainda falta melhorar MUITO para chegar no ruim!!!!!! O povo é extremamente mal educado, a fiscalização... quer dizer, não há fiscalização por parte do poder público, a corrupção é descarada. Ou seja, é um país surreal. Já estou cansado de tocar nesses pontos. Até evito as vezes, mas não adianta, por mais que fujo desse assunto, sempre volto nele.

Um país sério precisa ser fincado por três pilares: educação, fiscalização e conscientização. No topo dessa cadeia vem a educação, que sem ela não há como uma nação prosperar.

Estou falando do pobre e do rico.

A casa de leilões Century's, no bairro do Leblon, no Rio de Janeiro. Alguém de dentro da Century's, simplesmente privatizou um pedaço da calçada em frente a entrada para estacionar um carro. Formidável! Não acham? Ele comprou um pedaço de calçada para estacionar seu carro. Vergonhoso! Cadê a fiscalização? Não acredito que no bairro do Leblon, na rua Bartolomeu Mitre, uma das ruas mais conhecidas do bairro, onde há mais passagem de carros e pedestres, não tenha passado a fiscalização. É difícil de acreditar.

Essa duas fotos são emblemáticas nas tardes de sábado no bairro da Urca, na av. Portugal, no Rio de Janeiro. Todo sábado é sempre a mesma coisa e não aparece fiscalização alguma!!!! Dois flanelinhas agindo livremente, trabalhando em conjunto. O trabalho do de preto, é "ajudar" a estacionar o carro. Ele não se aproxima dos motoristas. Veste-se todo de preto (como geralmente se vestem os seguranças que trabalham em festas e nas ruas) e com um colete que reflete a luz a noite. Enquanto o outro, de camisa verde, se aproxima dos motoristas para "cobrar" pelo estacionamento. É um trabalho em quadrilha equipe. Só não é formação de quadrilha, pois tem que haver uma reunião de mais de 3 pessoas para caracterizar.

Vocês não acham que as autoridades não sabem disso???? Ainda mais que ao lado mora o rei Roberto Carlos? Vergonhoso!