Após três meses de ausência volto hoje a escrever. As vezes canso e deixo minha mente fazer o que ela bem entender.
Ontem fomos à uma reunião de amigos e num determinado momento o assunto abordado foi sobre a paz e violência na nossa cidade. Todos foram unânimes, não tinha como ser diferente, em afirmar que a violência na nossa cidade (Rio de Janeiro) aumentou por conta de vários acontecimentos recentes e que o povo deveria ter que voltar as ruas para protestar. Também, discutiu-se sobre as possíveis causas da violência.
A conversa ia muito bem até que duas integrantes do grupo resolveram dizer que gostavam de fumar maconha e o faziam de tempos em tempos.
Não sou falso moralista e nem quero dar lição de moral em ninguém, mas não aguentei:
- Você é acabou de dizer que o povo tem que voltar as ruas para pedir mais paz, segurança e agora diz que fuma maconha?
- Eu gosto. Me faz bem.
- Mas é ilegal e dessa forma você fomenta a violência e o tráfico de drogas.
A "chapa" esquentou e em um tom de voz alto e visivelmente descontrolado emocionalmente com minha crítica, disse.
- Mas e você que é contra as drogas, faz alguma coisa para alguém? Eu faço! Você faz?
Num tom apaziguador, disse.
- Calma (fulana)! Essa é minha opinião. As pessoas se dizem contra violência, mas sobem o morro para comprar droga. Isso, pra mim, é falso moralismo e discurso típico da nossa cultura do jeitinho brasileiro. E respondendo sua pergunta, eu, há 10 anos, que pago os estudos, contribuo com comida e outras coisas para um menino do sertão nordestino. E você, faz alguma coisa? O quê?
Nesse momento a turma do "deixa disso" apareceu e o assunto se estendeu por mais um tempo, com os ânimos mais calmos, e se dissipou.
Desculpem meu linguajar nesse momento mas... ora, vai tomar no cú! Posam de defensores da paz, vão para as ruas contra violência, mas sobem o morro para comprar droga. Vai tomar no cú! Hipocrisia pouco é bobagem. Fomentam o tráfico de drogas, a violência e posam de bonzinhos??? Vai tomar no cú!
Não sou contra quem quiser usar droga desde que seja legal. Se regulamentada, sou à favor da legalização das drogas, sim. Mas da forma que está, ilegal, a pessoa está fomentando violência!!!!! Minha questão é em relação a ilegalidade da coisa, que gera mais ilegalidades, que geram a violência e o circulo permanecerá assim se nada for feito.
Em todo caso... esta é a minha opinião.
Nenhum comentário:
Postar um comentário