terça-feira, 22 de julho de 2008

Um momento, por gentileza, senhor.

Essa é mais uma dessas história de telemarketing. Só que desse vez, foi comigo.
Ha uns 2 meses, liguei pra operadora de cartão de crédito pra cancelar um dos meus cartões. Precisava economizar. :) Pra minha surpresa, a atendente disse que o cartão já estava cancelado. Mesmo achando estranho, pois não havia pedido o cancelamento, aceitei sua resposta e desliguei. Quando foi hoje, após o fim da greve dos carteiros, recebi uma "cartinha" , me cobrando a anuidade desse cartão, que teoricamente já estava cancelado. Respirei fundo, meditei alguns segundos e sem muita paciência, liguei. Transcrevo o diálogo que foi gravado por mim:

- Senhor Guilherme?
- Isso.
- O contato do senhor foi redirecionado pra central de relacionamento e portanto darei continuidade ao atendimento ao senhor, tudo bem? (eu já havia passado por uma "triagem")
- Tudo bem.
- Tudo bem com o senhor, senhor Guilherme?
- Tudo bem.
- O senhor poderia confirmar alguns dados pra que eu possa ter acesso (????) ao cartão, seu Guilherme?
- Sim. (confirmei os dados perguntados)
- Senhor Guilherme, qual seria o motivo do contato?
- Cancelar o cartão que teoricamente já estaria cancelado.
- Cancelamento do cartão? Mas por que? Qual motivo? O que ocorreu? Algum problema, alguma insatisfação com o cartão?
- Não. Eu só quero cancelar.
- Sim, mas não teve nenhum transtorno, nenhum constrangimento?
- Não. Só quero cancelar.
- De que forma como o senhor efetua as compras hoje em dia, senhor Guilherme?
- Dinheiro, cheque, pelos outros cartões.
- O senhor concorda comigo que o cartão até é uma forma mais segura de se fazer uma compra, mesmo nesse caso que o senhor quer efetuar compra em dinheiro?
- Não, amigão. Não concordo. Por favor, eu só quero cancelar o meu cartão. Só isso.
- Mas senhor Guilherme, eu verifiquei aqui que o senhor já possui o cartão já ha algum tempo aqui com a gente e anteriormente o senhor tinha uma utilização constante desse cartão. É uma linha de crédito que o senhor já tem aprovado com a gente. O senhor possui outros cartões?
- Cara, eu só quero CANCELAR.
- Entendo, senhor Guilherme, mas eu estou tentando informar ao senhor, que não é viável fazer o cancelamento até mesmo porque o senhor..., eu posso efetuar o cancelamento, mas o senhor tem um ótimo relacionamento com a gente. O Banco não gostaria de perder um cliente como o senhor e é viável pro senhor continuar com o cartão.
- É mesmo? E por que á viável? (não agüentei. Tive que debochar)
- O cartão já é uma linha de crédito já aprovada que o senhor tem. O senhor recebe a fatura em casa normalmente (?????) e é uma comodidade que o senhor tem. O cartão foi gerado (????) com o intuito de trazer benefícios pro senhor. Fora que o senhor, além de efetuar compras normamente pelo cartão, o senhor, além de ter esse linha de crédito aprovado, o senhor tem outro benefícios já aprovados. Benefícios extras, por exemplo: de que forma o senhor paga a conta, por gentileza, senhor Guilherme?
- Pela internet, indo ao banco.
- Mas o senhor paga debitando em conta corrente, debitando com outro cartão?
- Isso.
- O senhor sabia que com esse cartão o senhor pode efetuar pagamentos de consumo, como água, luz, telefone?
- Sei de tudo isso, cara. Só quero cancelar o meu cartão. Pode ser?
- Entendi, seu Guilherme. O senhor tem certeza? O senhor confirma o cancelamento do cartão?
- Confirmo o cancelamento, claro.
- Tudo bem. Então eu vou efetuar o cancelamento.
- Ta bom.
- Só um momento, senhor Guilherme.
(esperei um tempo)
- Senhor Guilherme, desculpa a eventual demora e o cartão se encontra cancelado. Não ha mais possibilidade de utilização do cartão. Futuramente, se o senhor tiver interesse de adquirir um novo cartão, o senhor pode preencher uma nova proposta. Ok, senhor Guilherme?
- Tudo bem.
- Pra nossa segurança, esse ligação foi gravada e registrada em nossos sistemas.
- Ok. Eu também gravei a nossa conversa pra nossa segurança.
- Caso o senhor tenha uma outra informação ou dúvida, por favor, entre em contato com a gente.
- Tudo bem, obrigado. Pode me dar o número do protocolo?
- Não foi gerado nenhum protocolo, porque não foi feita nenhuma solicitação. (não????????) O procedimento foi feito agora mesmo online. (??????) A partir de agora o cartão se encontra já cancelado.
- Esse extrato que recebi, me cobrando pela anuidade? Desconsidero, não é?
- Já foi estornado (????) . Pra segurança do senhor, como eu informei, essa ligação foi toda grava e registrada nos nossos sistema. Foi um prazer falar com o senhor e eu te dou a oportunidade e ter o senhor como cliente desse cartão (????) . Tudo bem, seu Guilherme?
- Obrigado e eu também gravei a nossa conversa, pra nossa segurança.
- Eu é que agradeço o contato.


Note que, as vezes, o diálogo não tem muito nexo e uma mesma palavra é repetida diversas vezes. Não. Não é um erro meu. Foi como o diálogo se "desdobrou".

Nenhum comentário: