quinta-feira, 22 de junho de 2006

"O meu negócio é roubar"

Para os que tem pena e não defendem a redução da idade penal, aqui está uma BELA HISTÓRIA DE AMOR.

" Corpo-a-Corpo: Y., DE 16 ANOS

"O meu negócio é roubar"


Internado pela quarta vez numa instituição para menores, Y., de 16 anos, recebeu ontem repórteres do GLOBO para que contasse sua versão sobre a morte do guitarrista Rodrigo Netto, da banda Detonautas. Depois de muita relutância, ele confessou ter feito os disparos. A entrevista foi gravada na sala da direção do Instituto Padre Severino, na presença do diretor, Petrer da Costa, e da assistente social da unidade, Rosângela Alves.


Gustavo Goulart

- Você já havia admitido à polícia ter atirado contra um Astra, cujo motorista não atendeu à ordem de parar. Isso foi antes do ataque ao guitarrista Rodrigo Netto. Você atirou no músico?

Y.: Atirei mesmo. O cara dos Detonautas arrancou com o carro e jogou em cima de mim. Se eu não tivesse pulado, ele ia me matar. Caí no capô do Astra que usávamos na falsa blitz. Dei quatro tiros. Só vi o carro dele parando mais à frente. Sabia que tinha morrido. Não fui lá. Não vou botar a mão em defunto. A arma (uma pistola 9mm) foi desovada no Lixão de Caxias.

- Você achou que Rodrigo percebeu o assalto e tentou fugir?

Y.: Claro. Ele teve a opção de dar ré. Se ele tivesse me machucado, não ia se arrepender e nem ia sair nada nos jornais. Ele ia, no mínimo, me deixar aleijado. Vi que ele deu uma parada, pensei que fosse voltar de ré. Depois avançou e gritei “pára, pára!”. Aí atirei.

- Antes de atirar em Rodrigo vocês já haviam assaltado alguém?

Y.: Já tínhamos roubado um Fox de uma mulher, que não reagiu. Fomos ao Morro da Mangueira, deixamos o carro e voltamos com o Astra. Antes de o músico aparecer, já tínhamos roubado pertences de passageiros de quatro carros.

- Se tivesse que dizer alguma coisa aos parentes de Rodrigo Netto, o que diria?

Y.: E se ele me matasse? Vocês iam ter o que para falar para a minha mãe? Esses caras fogem uma vez e se dão bem, mas tem uma vez que se ferram. É como a gente que rouba. Está pensando que é filme? Não é filme, não.

- Você vive de roubos?

Y.: Meu negócio é roubar. E para que ninguém se machuque é só largar o volante, sair do carro e ir embora. Só atiro quando vejo uma arma ou quando atentam contra a minha vida.

Quantos roubos você já praticou?

Y.: Sei lá. Já fui preso aos 12 anos quando pulei o muro de uma loja perto da Cadeg. O muro era muito alto. Bati com a cabeça no chão e desmaiei. O alarme disparou e a polícia apareceu. Antes, me prenderam porque brinquei com um homem no Maracanã. Dei um tiro com um revólver de espoleta. Ele levou um susto grande e a polícia apareceu. Outro roubo foi na Praça Saens Peña. Roubei o celular de um homem. E foi lá também que levei um tiro numa perna de um PM, depois de uma saidinha de banco. Consegui fugir de moto.

E as armas? Onde consegue?

Y.: Já comprei um 32 por R$ 100. A 9mm comprei na rua.

Por que você se decidiu pela vida de crimes?

Y.: Queria curtir minha adolescência. Minha mãe não tem dinheiro. Já trabalhei três meses de graça, na Vila Olímpica da Mangueira, em 2002. Nunca me pagaram. Meu irmão mais velho, que já morreu (ele perdeu quatro irmãos supostamente envolvidos em crimes), deixou uma casa, ouro, carro e mais coisas para minha mãe. Ela é religiosa e não aceitou nada. Se tivesse aceitado talvez eu não estivesse nesta vida. Tenho o futuro atrasado. Quando sair, vão olhar minha ficha criminal e ninguém vai querer me dar trabalho."

fonte: Globo Online do dia 22/06/06

Você acha que esse podre adolescente, criança, injustiçado pela vida, não sabe discernir o certo do errado? Você acha que ele não sabe o que está fazendo? Você acha que ele tem recuperanção?

Vários outros "adolescentes" estão nesse mesma situação(sem dinheiro) e não roubam e nem matam.

Protegendo esses menores assassinos, colocando-os dentro de uma redoma, é que incentiva mais esses menores a roubar e matar. ELES sabem que NADA pode ser feito contra eles, que a LEI está do lado deles e que quando os 3 anos de "hospedagem" terminarem, a ficha criminal deles vai estar limpa.

Volto a perguntar. Você acha que esse menor de idade não sabe o que está fazendo?