sábado, 4 de agosto de 2007

Inversão de valores

Aqui no Rio de Janeiro, principalmente, é fácil encontrarmos inversão de valores. Na política, na polícia, nas ações do cidadão comum. Hoje em dia, ser politicamente (refiro-me a viver em sociedade - polis) correto é um defeito e no entanto deveria ser o "padrão" da nossa sociedade.

Fui criticado por ter tido uma reação explosiva quando parei o carro no sinal e um desses meninos, que mal se aproximando do carro, já foi jogando água (ou sei lá o que mais) no vidro do carro, sem me perguntar se eu queria. Como não adiantou eu dizer "não" de dentro do carro, desci o vidro e disse pra ele parar imediatamente. Como ele continuou, dei um leve toque no "limpador" para que desgrudasse do vidro. O menino ficou me olhando, pediu desculpa e foi embora.

Fui, então, criticado por essa minha atitude: "é apenas uma criança, calma! Não precisa agir dessa forma. Você está muito nervoso". Pois é... eu sou o errado, o nervoso, o que teve uma atitude equivocada, por se tratar de uma criança (devia ter uns 11, 12 anos) que pode fazer tudo o que quiser por ter a chancela da lei. Criança pode tudo, inclusive matar... mas alto lá! É apenas uma criança! Ele matou por não ter discernimento do certo do errado! Seu cérebro ainda está em formação!

É essa inversão de valores que me preocupa, ainda mais vindo de uma pessoa que convive comigo e tem a mesma linha de raciocínio que a minha. O errado nesse caso, não sou eu, mas o menino que não te da chance de responder para não receber um "não", ou seja, te coage (protegido pela lei e por sentimentos de compaixão, dó) a dar o dinheiro após a lavagem, MESMO você não querendo. Ok. Então alguns vão dizer: "mas com 11, 12 anos, não se tem idéia do que faz". Volto a questão anterior. Será que não? Pois eu já tive 12 anos e sabia PERFEITAMENTE o que estava fazendo. Então isso é balela.

Enquanto houver esse inversão de valores na nossa sociedade, mais e mais crianças farão o que quiserem e mesmo sendo errado, ilegal, pessoas sempre passarão a "mão na cabeça delas".

EU SOU O ERRADO!

Nenhum comentário: