segunda-feira, 28 de janeiro de 2008

MI BUENOS AIRES QUERIDA!

Nunca (na história desse país) havia viajado pela America Latina. Sempre fui para Europa e EUA. Por diversas vezes tive a oportunidade de visitar a Argentina e sempre fui receioso em relação ao argentino em si, por causa da rivalidade no futebol entre os dois povos. Até que, um dia, fui convencido de ir. Pois bem... FUI e estou voltando de lá.

Fiquei muito impressionado com Buenos Aires e ainda mais com o povo argentino. Este, ao contrário de que sempre pensei, adora o brasileiro! Fomos muito bem tratados onde quer que fossemos, em lugares turísticos ou não. Além dessa simpatia toda, as pessoas paravam pra ouvir o português, quando falávamos. São encantados com a fonética da língua portuguesa. Eles são muito alegres, felizes, desencanados, educados, festeiros e muito receptivos. Foi um final de semana cheio de surpresas agradáveis.

Durante a minha estadia na Argentina (que se resumiu a Buenos Aires), uma coisa não me saía da cabeça o tempo todo: COMO um país que entrou várias vezes em crises BRABAS, que já faliu, que é "dolarizado", consegue dar educação e segurança para seu povo? O argentino é educado não só na forma de se relacionar com os seus semelhantes, mas, também, no índice de analfabetismo que é muito pequeno. Ha, também, um respeito muito grande pelas leis e pela vida alheia, coisa que aqui no Brasil é banalizado. Quando acham que tem uma coisa que não vai bem, correm atrás de seus direitos, indo à luta, fazendo passeatas, REAIS paralisações. Passei por um passeata, que era dos trabalhadores da construção civil, que pediam melhores condições de trabalho e de um aumento salarial. Uma MULTIDÃO nas ruas, marchando em direção ao Ministério do Trabalho. AQUILO, SIM, era um descontentamento, uma passeata! NADA parecido com que vimos aqui no Brasil.

Quanto a segurança, eheheheheheh, eu não me preocupava com NADA! Andava pra cima e pra baixo com uma filmadora na mão sem ser, AO MENOS, olhado de forma diferente da do habitual. Havia um policial a cada esquina e TODOS muito bem intencionados e CIENTES do seu trabalho, da importância que eles têm perante a sociedade; PROTEGER A COMUNIDADE. Fato esse, que aqui no Brasil não existe, não é conhecido!

Antes de irmos à La Bombonera, Caminito, algumas pessoas disseram: "É uma região perigosa, insegura, onde você tem que prestar atenção todo tempo nas pessoas que te cercam.". Fui lá pensando que acharia uma "terra de malboro", sem policiamento, cheio de bandidos e etc. Heheheheeh (tenho que rir novamente), essa região "perigosa" é mais segura do que alguns bairros nobres, super policiados daqui no Rio de Janeiro, como o Leblon, Gávea e a Urca. NÃO! Não estou exagerando, não! É puramente verdade! Logicamente, ha meninos de rua, mendigos, pedintes, mas ATÉ ELES têm educação. NOVAMENTE, não estou brincando. É pura constatação.

Fiquei encantado com o povo e com o país. Quem tiver oportunidade de ir, VÁ que não se arrependerá.

Nenhum comentário: