sexta-feira, 15 de fevereiro de 2008

Ladrões de sonhos

Monty Roberts é proprietário de um rancho, o qual ele explora comercialmente o potencial turístico e lúdico em sua pousada. No entanto, durante um mês inteiro, ele empresta o rancho para seu amigo Jack com a finalidade de levarem jovens carentes à pousada. Ao final da noite, na varanda do rancho, costuma contar um fato que marcou sua vida.

"Quero dizer-lhes porque deixo Jack usar minha casa. Isso remonta a uma história de um jovem rapaz, filho de um treinador de cavalos itinerante, que vivia de estrebaria em estrebaria, de pistas de corridas em pistas de corridas, de fazenda em fazenda, de rancho em rancho, treinando cavalos. Consequentemente, o curso de segundo grau do garoto era constantemente interrompido. Quando estava no último ano, um professor lhe pediu que escrevesse sobre o que gostaria de ser quando crescesse. Naquela noite, ele escreveu sete páginas sobre seu objetivo de algum dia possuir um rancho de cavalos. Descreveu seus sonhos com riqueza de detalhes e até fez o desenho de um rancho de oitenta hectares, mostrando a localização de tudo. Então, desenhou em detalhes a planta baixa, a casa de quatrocentos metros quadrados que desejava possuir e o rancho de seus sonhos.

Ele colocou seu coração no projeto e, no dia seguinte, entregou-o ao professor. Dois dias depois recebeu sua folha de volta. Havia um grande "zero" vermelho e uma mensagem: "Procure-me depois da aula".

O garoto do sonho foi falar com o professor: "Por que recebi um zero?"

E o professor lhe disse:
"Este é um sonho irreal para um rapaz como você. Você não tem dinheiro, vem de uma família pobre. Para ter um haras é preciso muito dinheiro. Você tem que comprar a terra, comprar os primeiros animais. Mais tarde, pagará impostos enormes. Não há como realizar seu sonho. Se você reescrever seu sonho, colocando um objetivo mais realista, darei nota melhor".

O garoto foi para casa e pensou muito. Refletiu. Depois de uma semana, o garoto entregou a mesma folha para o professor: "Pode ficar com seu "zero" vermelho e eu ficarei com o meu sonho".

E Monty conta essa história sempre que pode. E termina da mesma forma:
"Meus jovens. Estou lhes contando essa história porque estão sentados em minha casa de quatrocentos metros quadrados, bem no meio do meu haras. Ainda tenho aquele trabalho escolar emoldurado sobre a lareira".
E ainda acrescenta:
"A melhor parte da história é que, há algum tempo, aquele mesmo professor trouxe trinta garotos para acampar no meu rancho. Quando estava indo embora, ele me disse: Olhe Monty, preciso lhe dizer que quando eu era seu professor, eu era um tipo de ladrão de sonhos. Durante aqueles anos, roubei os sonhos de uma porção de alunos. Felizmente, você teve juízo suficiente para não desistir dos seus sonhos."

Quantas pessoas não tentam roubar nossos sonhos afirmando que aquilo que almejamos é impossível. A mídia apenas nos oferece situações críticas, de crise e falta de oportunidades. Sei que é difícil, mas não podemos nos deixar abater pelas dificuldades que nos circundam.
Mais uma vez, cabe a nós decidir. Afinal, está em nossas mãos a possibilidades de escolher: podemos escolher ser roubados de nossos sonhos ou podemos assumir a escolha da conquista de nossos ideais.

"Não é digno de saborear o mel aquele que se afasta da colméia com medo das picadelas das abelhas".
Shakespeare

" A preocupação, seja em busca da felicidade ou seja o medo de errar, nunca venceu o destino"

Nenhum comentário: