segunda-feira, 23 de junho de 2008

Triste realidade (a nossa)

Já ha algum tempo tento escrever sobre a segurança e leis de paises que realmente trabalham para as coisas darem certo, as aplicando e punidando com rigor quem as desobedeça., mas havia perdido um pouco do entusiamo para escrever até que li hoje a coluna do Repórter do Crime no Globo Online ( http://oglobo.globo.com/rio/ancelmo/reporterdecrime/post.asp?cod_post=109866 ) e resolvi escrever as minhas impressões, que são, basicamente, as mesmas apresentadas por ele em sua coluna, mas acrescendada de uma certa dosse de "pimenta". :).

Em sua matéria, ele diz que foi de férias a Los Angeles, EUA, e ficou espantado com a segurança do local (como na maioria dos estados de lá), mesmo tendo o "perigo" do terrorismo e etc. Pois é, como ele mesmo disse, a lei lá funciona pois é APLICADA com rigor em quem a desobedeça. Ele cita que um carro velho, de estado precário, foi parado pela policia, multado e o motorista levado a delegacia por colocar em risco a segurança dele, motorista, e das outras pessoas (lei como aqui). Aqui no Brasil, também é lei, mas... mas... como de praxe... novidade... ninguém cumpre. Acho que nem mesmo os policias sabem dessa lei. Triste...

No final de seu texto, o repórter do crime acrescenta: "O ser humano é a mesma coisa em qualquer lugar do mundo. O que falta aqui é uma força policial que se dê o respeito para fazer cumprir a lei." Ele está coberto de razão. O número de brasileiros que vai aos EUA, por exemplo, e não respeita as leis é muito baixo, mas os que insistem em desrespeitar, vão presos, SEM jeitinho brasileiro. Esses mesmos brasileiros voltam ao Brasil desrespeitando as mesmas leis que lá, nos EUA, eles respeitavam. Vamos dar o exemplo desses pastores (pilantras, mas é para uma outra história) que foram presos por entrarem nos EUA com 50 mil dólares não declarados. Ficaram presos durante meses, quase um ano. Agora, vocês me respondam. Será que eles vão tentar entrar nos EUA com outros 50 mil dólares não declarados novamente? Eu aposto que não.
Se fosse aqui no Brasil, infelizmente, eles pagariam uma multa milionária de de uns R$1.000,00 reais e voltariam pras suas casa livres, leves, impunes e soltos para, numa próxima viagem, fazerem tudo novamente.

A lei foi feita para ser temida, mas aqui no Brasil ela é motivo, não só, de descaso como de deboche. Ninguém respeita a lei, a começar por quem deveria dar o exemplo, que são os que governam esse país, seguindo dos "administradores e fiscalizadores" da ordem pública, a polícia.

A impunidade "come solta" e o máximo que acontece é um pouco de barulho, pra dizer que estão fazendo alguma coisa, até a "poeira baixar". Quando ninguém mais se lembra do caso, entra em cena a PIZZA! Fatiada em diversos pedaços e distribuídos para todos aqueles que ficaram impunes. E é claro, para dar energia para o próximo crime.

Alguém duvida que o Álvaro Lins será INOCENTADO???? Hehehhehe Eu não.

E assim caminha esse nosso país chamado República Federativa da Anomia Brasil!

Nenhum comentário: