sábado, 3 de janeiro de 2009

Batendo na mesma tecla!

"Menino de 12 anos detido pela 10ª vez agride jornalistas ao deixar delegacia"

Pois é... havia jurado para mim mesmo que não tocaria mais no assunto da antecipação da idade penal, mas depois dessa matéria no Globo Online - http://g1.globo.com/Noticias/SaoPaulo/0,,MUL942201-5605,00.html - resolvi tecer, novamente, alguns comentários sobre essa aberração da nossa legislação.

Antes de mais nada, minha posição em relação à antecipação da idade penal é radical, porém REAL. Sou à favor de antecipar a idade penal de 18 para 12 anos! Isso mesmo. 12 anos!

Lembro-me perfeitamente, lá trás em 1985 (então, com 12 anos de idade), que eu sabia exatamente do que estava fazendo. Tinha, sim, discernimento do que era certo e errado, MESMO não existindo TV à cabo, internet e todas essas outras facilidades para se obter qualquer tipo de informação desejada que hoje se tem.

Crimes praticados por menores de idade aumentam assustadoramente e ainda ha gente contra a antecipação!!! O que terá mais que acontecer para o nosso legislativo tomar vergonha na cara e aprovar essa PEC (proposta de emenda constitucional - NÃO é cláusula pétrea, como alguns dizem ser) que antecipa a idade penal de 18 para 16 anos, mudando o art. 228 da CF/88????

Ser inimputável penalmente, aos 18 anos, é um convite à violência!!! É um estímulo!

Pior do que esse absurdo constitucional é fazer de contas que esses "pobres coitados" infratores vão passar ATÉ 3 anos (outro absurdo, só que dessa vez do Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA) dentro de uma instituição falida se RESSOCIALIZANDO! Vivemos num país faz-de-contas, para inglês ver.

2 comentários:

Nasci Maria disse...

http://educar.wordpress.com/

http://jn.sapo.pt/paginainicial/interior.aspx?content_id=1063704

http://jn.sapo.pt/PaginaInicial/Policia/Interior.aspx?content_id=1067386

http://jn.sapo.pt/PaginaInicial/Sociedade/Interior.aspx?content_id=1067423

Aproveitei o teu tema e mando para você mais do mesmo para veres que por cá também batemos sempre na mesma tecla.

Tirando a notícia do alerta amarelo, essa foi só mesmo para confirma se querias mesmo vir até cá assim :D

Guilherme Faro disse...

Aninhaaaa, aqui não ha a menor vontade política de se fazer nada. O que interessa a eles é fazer o pé-de-meia, com o erário. Vou dar uma olhada nas páginas que você me mandou.

beijo