domingo, 22 de março de 2009

Da essência...

Respeito muito a profissão do policial. Especialmente aqui no Rio de Janeiro, que se ganha muito pouco e arrisca-se muito. Além disso tenho na família um delegado aposentado e vários amigos agentes federais e civis. Mas também não posso deixar de criticar uma atitude, ou falta dela, quando presencio algo do gênero.

Ontem, sábado, chegamos em casa por volta das 2 da manhã e havia uma festa no prédio ao lado com a música às alturas. Como minha esposa consegue dormir, mesmo sob o barulho de alguém tocando bateria no pé da orelha (acho isso sensacional, pois eu acordo com uma simples pisada no chão e não consigo dormir nem com a TV ligada) e eu ainda não estava com sono, esperei mais algum tempo para ver se a música abaixava (minha esposa já havia dormido ha séculos!). Em vão! Pelo contrário, a música aumentou e ainda somado com os gritos de "uhuuuuuuu".

Fui até a rua em direção a uma cabine da polícia que fica na esquina. Eu e o policial fomos até o prédio, mas como só havia porteiro de dia, ele disse:

- Se não tem porteiro, fica impossível de falar com o responsável pela festa.

Foi, então, caminhado de volta à cabine. Eu, como já estava puto da vida, pedi para que ele voltasse e insistíssemos, porque era um absurdo aquilo! Com um andar lânguido, de quem não estava com a menor vontade de fazer alguma coisa, veio à contra gosto. Resolvi, então, tocar a campainha dos apartamentos, aleatoriamente, até que alguém atendesse. Depois de várias tentativas e a falta de vontade impressa na testa do policial em CUMPRIR com seu dever de administrador da ordem pública, um morador atendeu e autorizou a entrada dele, para que fosse até o apartamento.

Bom, a música abaixou e pude dormir. Ou seja, se não fosse pelo minha insistência, era bem provável que a festa ainda estivesse rolando até agora, 15:54!

O que mais me incomodou foi a atitude do policial que parecia não querer ajudar (diga-se de passagem, que é uma obrigação dele, enquanto policial). Parecia, também, que eu estava pedindo um favor e que eu estava "atrapalhando" seu programa favorito na TV!!!

Não são só o baixo salário, as más condições de trabalho, a corrupção e a falta de uma plano de carreira descente que fazem dos nossos policias serem assim. É a mentalidade! A maioria esmagadora dos, até então, candidatos a policiais, já entra para polícia visando o poder e querer usar de atitudes ilegais em nome da polícia, para fins particulares e para lá de escusos! A real motivação de ser um policial passa LONGE!!!!!!!!!!!!!!!!

Se não mudarmos a mentalidade, não mudaremos muito coisa, não.

Nenhum comentário: