sexta-feira, 16 de outubro de 2009

O vídeo de Maitê Proença

O vídeo que Maitê Proença fez sobre Portugal e os portugueses teve uma péssima repercussão entre nós, brasileiros, aqui no Brasil também. Não foi só em Portugal.

Concordo que o brasileiro é muito brincalhão, mas ha de se ter limite e, também, saber com o que brincar. Fazer piada com a história de um país, cuspir... já é falta de respeito.

Quando o Bart Simpson e sua família, no desenho americano "Os Simpsons", vieram para cá, ao Rio de Janeiro, e retrataram nossa cidade como "selva", "terra de ninguém", "que só havia bichos andando pelas ruas", nós ficamos putos da vida! A produção do desenho nos pediu desculpas e disse que foi apenas um "desenho" e "não esperava tamanha repercussão por causa de um desenho animado". Assim, também, aconteceu com o filme "Os Turistas", quando cinco pessoas vieram pra cá, a turismo, e quase morreram, porque foram sequestradas, espancadas e etc. Os atores e o diretor nos pediram desculpas e etc. Mas depois de feito, fica eternizado. Não tem jeito de voltar.

Sou da máxima que você deve tratar o outro como você gostaria de ser tratado.

Assim que começou a repercussão desse vídeo de péssima qualidade que Maitê Proença fez, recebi alguns e-mails os quais diziam que o brasileiro é muito hostilizado em Portugal ha tempos e me mandaram um vídeo de um grupo humorístico português em que um comediante se passava por brasileiro e ofendia o povo português nas ruas de Lisboa. Uma caricatura grosseira e mentirosa. Segue abaixo:



O comediante desse vídeo desrespeita o brasileiro. Mas ele é COMEDIANTE! O programa tem que dar audiência.

Brasil e Portugal são países irmãos! Posso dizer que aqui no Brasil o português é adorado, assim como em Portugal, sempre fui muito bem tratado. Só tenho coisas boas a falar dos portugueses.

Não falo nem como neto de português, mas sim, como alguém que já foi diversas vezes e já viajou de cabo à rabo pelo país. Logicamente, que ha portugueses que não gostam de brasileiros por razões pessoais e assim, também, como ha brasileiros que não gostam de portugueses. Mas isso é ínfimo, perto da grandeza dos dois povos. Nossos povos têm que se unir e não segregar.

Espero que a relação entre os dois povos continue amigável e cordial.

Um comentário:

priMEIRAmão disse...

Vendo esse vídeo... Pergunto-me, por que ele não teve a mesma repercussão do de Maetê Proença?

meirecart@hotmail.com