quarta-feira, 7 de outubro de 2009

A rigidez da lei

"Arrependido, Tardelli dá versão sobre blitz no Rio: ‘A lei seca está muito rígida’.

"Jogador diz que tomou apenas ‘uma ou duas latinhas’ em festa de aniversário da esposa, na Barra. Em curto trajeto, ele foi parado duas vezes"


"A lei está muito rígida"? Como assim? A lei é pra ser seguida, amiguinho!

O brasileiro está acostumado a fazer o que bem entender e nada acontecer com ele. "Molha" a mão de um policial aqui, de outro acolá e vai para casa feliz da vida sentindo-se realizado, esperto pelo feito conquistado.

NÃO!

Driblar a lei NÃO é esperteza e sim burrice! Primeiro, porque tanto quem corrompe, quanto quem é corrompido deve ser julgado com rigidez, como manda a lei! Segundo, que dirigir alcoolizado (nesse caso) pode ferir e matar pessoas inocentes que não conhecemos e, TAMBÉM, quem conhecemos, como, por exemplos, membros da nossa própria família. Ou seja, o feitiço se volta contra o feiticeiro em algum momento da história.

A corrupção, juntamente com o nosso jeitinho brasileiro são coisas execráveis e que merecem ser banidas da nossa história!

Não poder ser algemado, responder em liberdade até o trânsito em julgado, ser sentenciado em ATÉ no máximo 30 anos, matando uma pessoa ou quinze, imunidade parlamentar para políticos... são exemplos de leis/julgados que não devem ser seguidos por nenhum outro país no mundo.

COMO o Brasil quer ser uma potência, um país de primeiro mundo se afaga os corruptos, assassinos, políticos safados, bandidos e que maltrata o povo honesto, aquele que acorda antes do nascer do sol para trabalhar???

É com muita tristeza e desapontamento que digo que tenho VÁRIOS amigos que são CONTRA essa lei, para não citar outras também. São pessoas esclarecidas, que tiveram acesso à informação, que estudaram nos melhores colégios, frenquentam/frequentaram os melhores lugares... O pior disso tudo é que quando viajam para um outro país, respeitam a lei mais do que qualquer outra coisa. Como disse Rousseau no "Contrato Social", "nascemos livres, mas nos tornamos prisioneiros por não sabermos respeitar o direito do outro".

Para finalizar, quero citar o caso dos pastores (aqueles que o Kaká (não dá para entender!) defende com unhas e dentes) que entraram nos EUA com 50 mil dólares não declarados dentro do fundo falso de uma bíblia. Ficaram presos durante 10 meses, além de prestarem serviços comunitários. Se fosse aqui no Brasil, isso não passaria de um "mal entendido". Liberariam uma grana aqui, outra ali e iriam para casa "felizes para sempre". Depois do ocorrido nos EUA, eu DUVIDO que esses pastores entrem novamente no país com dinheiro não declarado, DUVIDO! Alguém acha o contrário? Isso não é ser rígido e sim CUMPRIR com a lei!

Ha um processualista civil (Fred Didier Jr), que é o autor "da vez" das bancas de concursos federais, que "prega" o neoconstitucionalismo. Ou seja, nada mais é do que aplicar na prática (perdão pelo pleonasmo, mas é para enfatizar) o que está escrito nos dispositivos constitucionais. Ou seja(2), precisamos de mudar a nomenclatura para a lei ser aplicada como deveria ser... mas é isso não vem ao caso nesse post.

A conclusão que posso tirar é que a rigidez no cumprimento das lei é mais do que fundamental para que a lei seja respeitada.

fonte: Globo.Com de 7/10/2009

Nenhum comentário: