domingo, 8 de novembro de 2009

O erro de leitura

"Niemeyer está fechada para demolição no Vidigal"

Quando li essa manchete no jornal Globo On Line de hoje (8/11/2009), por um erro meu de leitura, fiquei radiante de alegria! Mas esse mesmo sentimento tornou-se decepção no momento seguinte à minha 2º leitura, dessa vez certa. Explico. Ainda sonolento, li DO em vez de NO. Ou seja, li que o Vidigal seria demolido e não que haveria uma demolição NO Vidigal.

Para quem não é daqui do Rio de Janeiro e não conhece, Vidigal é uma favela que fica entre os bairros (SITIO, para minha família e amigos portugueses) do Leblon e de São Conrado e que tem uma das vistas mais deslumbrantes que já conheci.

O Rio de Janeiro é a ÚNICA cidade no MUNDO onde as melhores vistas, as mais deslumbrante, as mais desconcertantes, quem têm são pessoas que não pagam impostos, que ocuparam de forma irregular, tornando a região desvalorizada pela pobreza e pelo tráfico. Vidigal e Rocinha são duas das favelas que têm as melhores vistas do Rio de Janeiro.

Não sei se ha mais jeito de reverter essa situação, pois depois de instalada, a pessoa só pode ser retirada via judiciário. São décadas e décadas de ocupação irregular e de desleixo dos nossos governantes. O ex prefeito do Rio, Cesar Maia, foi um que LARGOU a cidade "ao deus dará", fazendo vista grossa às ocupações irregulares, dentre tantas outras irregularidades.

A favela do Vidigal vista do alto - a esquerda, na encosta do morro

A favela do Vidigal vista de noite, com as luzes acesas - a esquerda, na encosta do morro.

Parte da vista que os moradores do Vidigal têm.

Nenhum comentário: