sexta-feira, 30 de julho de 2010

Nasce uma esperança!

fonte: O Globo - 30/07/2010

Olhe a que ponto nós chegamos!

Esse recorte é do jornal O Globo, em que a matéria conta que um motorista foi parado numa blitz e como não tinha carteira de habilitação para dirigir, tentou subornar os dois policiais que o abordaram, na tentativa, e na certeza da impunidade, de escapar ileso dessa infração. Esses dois policiais, então, deram voz de prisão a ele e o prenderam em flagrante por tentar suborná-los (sem juridiquêz).

Não haveria nada demais nisso, se não estivéssemos num país chamado Brasil. A regra aqui é aceitar o suborno, enquanto a exceção é cumprir a lei.

Bom, o que quero dizer com isso? Que os nossos valores estão completamente invertidos, distorcidos, degradantes! Premiar por ser honesto? Honestidade não deveria ser uma conduta "padrão"?

As leis foram criadas para serem temidas, punir quem as descumprissem. Mas no Brasil acontece o inverso. As leis são motivo de chacota por serem extremamente brandas e, também, pelo nosso código de processo civil ser um queijo suíço (cheio de buraco, falhas). Como se não bastasse , quem deveria fazer com que essas leis fossem cumpridas, não fiscaliza e quando o fazem, tornam-se cúmplices da impunidade. Ai fica difícil.

Vivemos num país onde a cultura do "jeitinho brasileiro" é o que ha de melhor, onde a honestidade é premiada, onde ser honesto é ser babaca, onde burlar as leis é sinônimo de esperteza, onde o que prevalece são os interesses particulares...

Está tudo errado! Mas ha uma esperança nesse mar de lama. As pessoas estão caindo em si, refletindo que esse "jeitinho brasileiro", que muitos se orgulham, é a pior coisa da nossa cultura e que só está causando dor e revolta.

Nasce uma esperança de dias melhores... que virão.

4 comentários:

Paulo Tamburro disse...

OLÁ GUILHERME,

SÓ VAMOS ENDIREITAR ESTE PAÍS , NO DIA EM QUE PARARMOS DE FICAR DISCUTINDO AS CONSEQUÊNCIAS DO GRANDE MAL BRASILEIRO, OU SEJA: O VOTO.

MAIS DE 70% DA POPULAÇÃO VOTA NOS SEUS INTERESSES PARTICULARES, ELEGENDO POLITICOS CORRUPTOS QU IRÃO ATENDÊ-LOS.

SOLUÇÃO: O CIDADÃO DEVE COMPRENDER QUE VOTAR , NÃO É JOGAR BINGO.

O ELEITOR BRASILEIRO, É O GRANDE CULPADO,POIS É ELE QUE COLOCA NO PODER ESTA CAMBADA DE DESONESTOS, PORQUE, QUER LEVAR O DELE , TAMBÉM.

NA OPORTUNIDADE CONVIDO PARA QUE VENHA CONHECER O BLOG ”HUMOR EM TEXTO”.

A CRÔNICA DA SEMANA: “DIÁLOGO COM A VOVOZINHA”.

CONHEÇA AS RAZÕES PELAS QUAIS ESSA NOSSAS VOVÓS SÃO TÃO ADORADAS PELOS NETOS E FAZEM PARTE DE UMA FAMÍLA QUASE SEPARADA.

É UMA CRÔNICA DE HUMOR, SOBRE OS RELACIONAMENTOS HUMANOS SEM PALAVRAS CHULAS OU PORNOGRAFIA.

É UM BLOG QUE RESPEITA VOCÊ E MUITO MAIS AINDA, O SEU COMENTÁRIO.

SOMOS UMA IMENSA FAMILIA DE SEGUIDORES O QUE VOCÊ IRÁ COMPROVAR FACILMENTE.

A CRÔNICA DESTA SEMANA É PARA VOCÊ LEMBRAR PARA SEMPRE DOS PAIS DOS SEUS PAIS!!!

SAIBA POR QUE.

UM ABRAÇÃO CARIOCA

Guilherme Faro disse...

Olá Paulo. Obrigado pelo comentário no meu blog.
Acho que a questão é mais delicada do que votar certo. É a educação. Pois antes dos políticos serem políticos, são pessoas. A educação aliada com leis que realmente punem e a fiscalização, é igual a menos corrupção e desvios.

abraços

Telmo disse...

Olá Guilherme. espero tudo esteja bem com vocês, após ler o teu post reparei que aqui em Portugal não é muito diferente daquilo que descreveste, infelizmente acho que isso se passa de uma maneira ou de outra em todo mundo e já começa de certa forma nas escolas, grande abraço e bom fim de semana.

Guilherme Faro disse...

Grande Telmo! Tudo bem?
Por aqui está quase perfeito! Só faltava o inverno do Rio de Janeiro ficar frio. haahahaaha
Pois é, a educação é a base de tudo. Será que algum dia nossos governantes vão entender isso?
grande abraço e espero que tudo esteja bem com você e sua família.