terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Discriminação com o brasileiro

A discriminação, o preconceito, o racismo são um retrocesso para a humanidade e só servem para gerar mais ódio entre as pessoas.

Por um acaso, pesquisando na internet uma bibliografia para os meus estudos jurídicos, deparei-me com vários relatos de brasileiros dizendo-se discriminados e mal tratados em alguns países por onde passaram.

O caso mais emblemático que li aconteceu mês passado (novembro/2010). O assassinato de um brasileiro em Portugal. Sua namorada conta que aos gritos o assassino dizia "volte para sua terra, seu brasileiro de merda!". É triste saber que isso acontece nos dias de hoje e ainda mais num país irmão, como Portugal, de onde muitos brasileiros descendem e tem família. Como eu.

Concordo que o brasileiro não é nenhum santo. Mas tem algum povo que é? Seja lá qual for a sua nacionalidade? A essência é a mesma! Estamos falando de seres humanos e não de nacionalidades.

O que não é divulgado é que (aqui no Rio de Janeiro, sem mencionar os outros estados) estrangeiros são presos cometendo crimes constantemente. Posso citar pessoas de várias nacionalidades como americano, alemão, argentino, português, espanhol, francês, italianos, africano, peruano, boliviano, colombiano e etc. Diferente do que as pessoas pensam, esses crimes cometidos por estrangeiros em solo brasileiro são mais comum do que se imagina. Só para exemplificar:

Alguns anos atrás, o criminoso mais procurado era um americano que vivia tranquilamente na região dos Lagos, aqui no Rio de Janeiro, até ser descoberto pela polícia e ser preso.

Furtos e roubos eram constantes na praia de Ipanema, Rio de Janeiro, cometidos por dois peruanos e um boliviano. Foram presos.

Todo ano espanhois, italianos e alemães são presos por cometerem crimes sexuais.

O bandido mais procurado em 2007 aqui no Rio de Janeiro era um português. Ele era conhecido pelo seu requinte de crueldade com que tratava suas vítimas. Foi morto numa troca de tiros com a polícia na Páscoa de 2007.

Sem mencionar outros crimes cometidos no cotidiano.

No entanto, parece que só o brasileiro é o vilão da história e, consequentemente, é discriminado nos países por onde passa. A verdade é que a imprensa brasileira trata esses crimes cometidos por estrangeiros como CRIMES! Tão somente crimes. Sem vincular o crime à nacionalidade. O máximo que se diz é algo do gênero; "o (nacionalidade do criminoso) cometeu crime de roubo". Enquanto a imprensa dos outros países cita a nacionalidade do criminoso, o crime e diz que é cometido, basicamente, por pessoas daquela nacionalidade. Pronto. Deu a largada para a discriminação.

No caso de Portugal, especificamente, deixa-me ainda mais triste, pois tenho lá uma família que adoro (por parte da minha esposa e por causa dos meus avós e bisavós trasmontanos), o país que adoro, o povo que é sensacional. Digo eu, mas o brasileiro gosta muito do português. Não sei mais se a recíproca é verdadeira. Costumava a ser, pelo menos achava que sim.

Está mais do que na hora da imprensa brasileira começar a divulgar esses fatos.

Só para deixar claro. Não corroboro com os crimes cometidos por brasileiros em outros países só porque são brasileiros. Muito pela contrário, cometeu um crime, tem pagar com sua devida sanção. O que reclamo é que a justiça seja feita e não incrimine apenas um povo, quando muitos fazem a mesma coisa e nem são mencionados.

Nenhum comentário: