quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Processo vs Resultado

Alguém já leu um livro de Kafka chamado O Processo? Se a resposta for negativa, provavelmente devem conhecer a célebre frase de Maquiavel, "os fins justificam os meios". Pois bem. A nós, brasileiros, não interessa o "processo", mas tão somente o resultado.

Não é de se espantar essa corrupção toda que assola nosso país, partindo dessa premissa. Mas digo isso não só ao que se refere a política, mas também à nossa cultura em si, que tem como o carro chefe o "jeitinho brasileiro". Ou seja, o que vale é o resultado particular de cada um. O meio utilizado para se alcançar o desejado pode ser qualquer um, ilegal ou legal, ético ou antiético. Não interessa! O importante é conseguir o que deseja. 

Nós conseguimos, inclusive, distorcer o sentido da frase de Maquiavel; "os fins justificam os meios"!!! Nós adaptamos o sentido dela para nossa cultura, não é para menos, pois seu real sentido não quer dizer que "vale fazer qualquer coisa para se conseguir o resultado esperado" e sim, que o resultado depende do meios utilizados. No mesmo sentido, segue o livro O Processo, de Kafka, que conta o processo absurdo pelo qual ele passou em um determinado momento de sua vida. Ou seja, o processo também interessa e muito! Não apenas o resultado.

Outra coisa interessante. Os EUA, que são o país mais competitivo do planeta e prezam o resultado mais que qualquer país no globo terrestre, julga o "processo" tão ou mais importante que o resultado.

Enfim, quero dizer que meu voto é NULO para política e para nossa cultura. 

Pode me chamar e maluco!

Nenhum comentário: