quarta-feira, 29 de maio de 2013

Preços altos!!!

Pesquisei na página de uma livraria "on line" o preço do livro de José Canotilho, autor português de direito constitucional, e tomei um susto. R$499,00!!!! Isso mesmo que você leu. Quase 500 reais por um livro! Achei que estava delirando e procurei novamente em outras livrarias "on line". O mais barato que achei foi de R$ 278,00 (com desconto, pois seria 309,00).

Resolvi, então, pesquisar esse livro numa livraria portuguesa, em EURO. Achei (mesmo livro, mesma edição, editora e etc.) e novamente tomei outro susto. 48 euros!!!!! O que??? Calma! Fiz a simulação para ver o preço final para enviar até aqui em casa e a soma total foi de 48+6.50 (frete) =54.50 euros !!! Fiz a conversão com o euro a 2.91 (euro turismo, que é cobrado) e deu 159,00 reais!!!!!!!!!!!!!!!! Livros importados são imunes a impostos, ou seja, não tem essa conversinha fiada de que os preços têm que ser altos porque os impostos são altos. Isso é olho grande dos empresários que colocam a margem de lucro na estratosfera. Em  qualquer país civilizado a margem de lucro é MUITO menor, pois eles ganham na quantidade e não exploram o povo.

Brasileiro é burro! Não reivindica! Fica sentado em berço esplêndido reclamando da vida e de tudo, mas não mexe uma palha para fazer porra nenhuma!  Quanto mais o povo se mantiver nessa lama, é melhor para os empresários, para o governo e quadrilha.

O que estou fazendo? Bom, primeiro enviei emails para essas livrarias com esse mesmo conteúdo e dizendo que a partir de agora, só compro livros importados no país de origem. É pouco? É pouco, sim. Vai adiantar? Provavelmente, não, mas estou fazendo a minha parte.

Salve, salve, Brasil!!!!

Nenhum comentário: