terça-feira, 13 de março de 2007

Parece mais não é!

Depois de um longo e tenebroso inverno (verão aqui), volto a escrever. Já estava sentindo falta disse meu espaço.

Costuma-se dizer que a gente só conhece as pessoas ou só consegue enxergar uma situação, quando olhamos de "fora", ou seja, fora do contexto, quando não analisamos com o "coração" e sim com a "cabeça". Pois bem. Sou um crítico ferrenho dos absurdos que acontecem aqui no Brasil, (vide meus textos) mas hoje é um elogio que faço ao povo brasileiro e ao nosso Brasil brasileiro, tão problemático. Passei duas semanas na Itália e conheci um pouco mais da cultura italiana e dos italianos.

O país é lindíssimo. Fui desde a região da Sicilia até Milão, passando por cidades menores que são apaixonantes. Mais do que beleza natural, a Itália tem riquezas históricas que fazem-te viajar no tempo. É, sem dúvida, DESLUMBRANTE. O povo italiano, como já é sabido, gesticula muito e fala muito alto, dando a impressão que está brigando o tempo todo. Até então, detalhes conhecidos pela maioria, mesmo que nunca tenha estado lá.

Mas não vi apenas coisas lindas e deslumbrantes. Vi, no italiano, a mesma malandragem que encontramos no brasileiro. Lá também tem muitos taxistas tentando roubar o turista, ha muitos pedintes, falta de respeito no trânsito, desordem nas metrópolis, enfim; a malandragem está no sangue deles também. Não é à toa que muitos brasileiros têm ascendência italiana (sou um deles).

Num texto meu, postado aqui, eu criticava os altos preços dos pontos turísticos daqui da cidade do Rio de Janeiro. Mordi minha língua. Na Itália, QUALQUER (por exemplo, o buraco que tropeçou Michelangelo) ponto turístico é "8 euros".

Sobre a comida, não achei nada demais, muito pelo contrário, está muito aquém do que esperava. Nossa massa, nossa pizza, a comida brasileira em geral é MUITO melhor. Resumindo; não comi bem lá.

Falando do povo italiano, não tive uma boa impressão dele. Achei-o muito grosso, blasé e impaciente com quem é de fora do país. Sinceramente, não tive uma boa impressão.

Achei, também, que o serviço de hotelaria é muito caro para o que é oferecido.

Vejo que o Brasil, com todos os problemas, é um país maravilhoso e que tem um povo "mais maravilhoso" (se posso usar dessa forma) ainda. O que falta pra gente é educação e conscientização (que já é muito). Punindo rigorosamente os faltosos, coibindo a corrupção, erradicando a pobreza e reduzindo a violência cada vez mais, sem sombra de dúvida o Brasil será o melhor país do mundo.

MUITAS coisas precisam ser feitas e já estão sendo... Que assim seja.

Já viajei muito por esse "mundo de meus Deus", mas só desse vez que "olhei" o mundo de forma diferente. Não sei por quê. Mas depois dessa viagem estou mais tolerante com certas coisas.

Nenhum comentário: