quarta-feira, 25 de julho de 2007

Cuba é quase 6 vezes MENOR que o estado de São Paulo!!!

Ouvi na TV, por diversas vezes nesse PAN, atletas e alguns jornalistas da imprensa fazerem a mesma pergunta; "Como Cuba pode ser tão forte em tudo que faz se o país é tão pequeno?"

Pois é. Logo depois, reiterando, Zulu, ex-BBB e lutador da luta greco-romana, desabafou após perder para um cubano(fonte:Globo Online), "Cuba é do tamanho do Rio Centro e tem um medalhista olímpico a cada quilômetro". Realmente é uma coisa que não dá pra entender. Cuba tem um pouco mais de 110.000 km², ou seja, quase 6 (seis) vezes MENOR que o estado de São Paulo!

Fora o futebol e o volei, não há, de fato, como os atletas de outras modalidade de lutas ou de outros esportes sobreviverem só com o dinheiro (que são apoios e não patrocínio) que recebem.

EXIGE-SE, aqui no Brasil, que o atleta seja medalhista em TODAS as modalidades, mas o governo não dá a menor condição para que isso possa acontecer! Logicamente, esses atletas têm que sobreviver e portanto, trabalham em outras coisas para aumentar a renda, consequentemente não treinam o quanto deveriam treinar; como não têm tempo pra treinar, já entram no combate em desvantagem e perdem. Perdendo, são chamados de perdedores e excluídos dos patrocínios. Os esportistas que ganham, têm condições de tirar dinheiro do próprio bolso e "bancarem" seus treinos e toda a infra-estrutura.

MAS E OS QUE NÃO TÊM CONDIÇÕES ECONÔMICAS PARA ISSO? Ha ainda uma esperança. Ha alguns ANJOS que fazem trabalhos maravilhosos em favelas, em lugares pobres, como um professor de educação física (se alguém souber do nome dele, por favor, me mande. Ele apareceu diversas vezes na TV. Foi quem descobriu a Keila Costa) que ensina e direciona a criançada para o atletismo, como também o judoca e medalhista olímpico Flavio Canto. Precisamos de pessoas como esses e tantos outros anônimos, que estão por ai.

Essa mentalidade tem que mudar, pois TODOS se preocupam muito SÓ com o RESULTADO e esquecem do PROCESSO. O processo leva ao resultado. SEM o processo, NÃO ha resultado. Isso é ponto pacífico.

Enquanto nós pensamos SOMENTE no resultado, EUA, Cuba e outras potências, valorizam, e MUITO, o processo. Isso é evidente! Depois não se sabe por que esses países são uma potência em tudo que fazem. Vale para a vida também e não somente para o esporte. Já fui atleta de luta e graças a Deus, nunca tive a intenção de viver de luta e tampouco tive que trabalhar para sustentar essa minha experiência. Foi, puramente, por amor. Temos que aplaudir esses "lutadores" de todas as modalidades, que muitas vezes o esporte é o acesso para uma vida melhor, mais digna, que fazem o impossível para estarem dando alegria a todos nós.

Continuando a falar de Cuba, a medicina deles é a mais avançada em vários aspectos!!! Isso não entra na minha cabeça. E olha que estavamos falando de um país socialista, com poucos recursos econômicos. Então, qual é o segredo? Por certo, eu não sei, mas digo, como leigo no assunto, que é uma combinação de fatores; mentalidade, dar importância ao processo e apoio (verdadeiro apoio) do governo. É claro que estou falando do esporte, pois se falarmos de educação, nem se fala! O analfabetismo foi erradicado... esse papo é para um outro texto.

Já está mais do que na hora do país da "impunidade", do "deixa pra lá", do "rouba mas faz", do "sabe com quem você está falando?", dos "políticos fazerem carreira na política e terem como fonte econômica principal a própria política", da "cara de pau desses políticos", da "roubalheira coletiva", da "falta de respeito", da "falta de educação", do "jeitinho brasileiro", etc., virar uma país sério.

Nenhum comentário: