segunda-feira, 16 de julho de 2007

Dá-lhe BRASIL!

Pois é. Meu celular quebrou e levei-o a assistência técnica. Enquanto esperava a minha vez de ser atendido, ouvia as outras pessoas reclamando da demora, dos atentendentes, etc. Já comecei a pensar em não deixar mais o meu aparelho lá.

Chegando minha vez, a atendente só faltou me perguntar a cor da minha cueca. Respondi tudo, com exceção do preço do aparelho, que achei um pouco demais dar essa informação, por mais que tivesse sido um real. Pra ser sincero, nunca fui muito fã de assistência técnica, por ter a impressão de estar sempre sendo enganado de alguma forma. De qualquer jeito, preenchi o cadastro. No final de tudo a atendente disse que se o orçamento não fosse aceito, eu teria que pagar 10 reais. Então falei que iria pra outra assistência por não concordar em pagar 10 reais SE EU NÃO ACEITASSE o orçamento. Rapidinho, a mocinha disse que eu não precisaria pagar, pois a gerente havia "concordado".

Bom, ela me deu o "contrato" pra eu assinar. Lendo as cláusulas, me deparei com dois problemas, os quais já havia passado; a primeira cláusula era algo do tipo que se o aparelho tivesse que ir pra fábrica da Samsung (marca do meu aparelho), eles não se responsabilizariam pelo tempo de espera do aparelho (pelo CDC, o tempo máximo de espera sem ônus para a loja é de 30 dias), eximindo-se de qualquer e toda responsabilidade. A segunda era que se após o orçamento, outro defeito aparecesse em decorrência da "sensibilidade" da peças após o manuseio, eles não se responsabilizariam também.
Concluindo, com essas duas cláusulas eles não responderiam por qualquer desses problemas, que são os mais frequentes e reclamados no Procon. Legalmente, teria como ganhar na justiça, mesmo assinando o contrato, mas daria trabalho e dor de cabeça pelo pouco valor em questão.

Evidentemente, disse a atendente que não concordava com aquelas cláusulas e não assinaria. Fui embora. Vou em outra assistência técnica.

É uma vergonha e um absurdo como o consumidor é o mais atingido por esse desrespeito e descumprimento da lei. Cada um faz o que quer, da forma que entender melhor e cobra os "tubos" para trocar um NADA. É o famoso "jeitinho brasileiro".

Dá-me nojo esse "jeitinho brasileiro".

Já ouvi de diversos estrangeiros que o Brasil é o pais do futuro. Pergunto; que futuro? Com esse povo que quer sempre se dar bem em cima dos outros a qualquer custo? Da cultura "é rapidinho" nas ilegalidades, como se o "rapidinho" fosse legal? Dos políticos que entram para política e dela fazem seu ganha-pão, enriquecendo de um dia para o outro? Do povo que vota em Maluf, Color, Clodovil e em outros que têm a ficha criminal maior que a bíblia? Dos direitos que são violados TODOS os dias? De um presidente da república que se orgulha de não ter terminado nem o 1 grau escolar? Do governo que prefere uma população sem estudo para ela ser manipulada? Dos milhares de recursos no judiciário, atrasando por anos, um ação? Uma justiça lenta? Da cultura, "rouba mas faz"? De ninguém vai preso, se tiver dinheiro? Da falta de respeito, de educação em qualquer esquina? Da impunidade? Da "cervejinha" do policial?

Realmente eu não sei de que "Brasil" eles estão falando.

Nós temos muito que fazer pra tornar esse país um lugar mais justo, mais democratico, sem falsidade, com honestidade, com respeito, com educação. A começar com um outro povo, com uma outra mentalidade. Ou seja, recomeçar do zero.

Nenhum comentário: