sábado, 11 de outubro de 2008

Fátima

Nunca pensei em ir a Fátima.

Primeiro, porque não sou religioso e depois porque nunca tive o hábito de ir à igreja. Acredito em algo superior para quem devo rezar. Rezo como se estivesse conversando e isso me traz conforto e alegria.

Quando chegamos em Portugal, fomos direto à uma cidade chamada Póvoa de Varzim, que fica 40 minutos da cidade do Porto. Nossa base era lá. Em mente, tinha vários nomes de cidades e vilarejos para conhecer, mas Fátima não era um deles, pelas razões supracitadas.

Até que, num dado momento da viagem, decidimos ir a Fátima. Sem nenhuma empolgação, confesso, mas seria mais um lugar para conhecer. Chegando à cidade, me deparei com um lugar pacato, sem graça, sem vida e que gira em torno do Santuário. A entrada é por uma "portinha" (pelo menos eu só conheci essa entrada), que de fora não dava pra ver nada dentro.

Quando coloquei o pé dentro do Santuário e vi, com os meus próprios olhos, aquele "Maracanã" (deve ser do tamanho do nosso "Maraca"), a emoção tomou conta de mim num passo de mágica. Impressionante! Não sei o que desencadeou, mas foi algo indescritível. A cada passo que dava naquele "mundo" mágico, sentia novas emoções e a vontade que tinha, e assim o fiz, foi de ficar sentado, calado e deixando fluir aquela emoção que eu não entendia da onde vinha.

Essa foi a primeira imagem que tive do Santuário.


Após essa fase de contemplação (enquanto minha esposa, na época ainda namorada, rezava numa das igrejas) tentei ir à igreja onde ficava o túmulo de uma das 3 irmãs que viram Nossa Senhora de Fátima, mas estava havendo uma missa e não pude nem ficar e tampouco tirar foto.

Essa é a igreja de onde são transmitidas as missas e onde minha esposa foi rezar.


Essa é a imagem do Santuário, visto de "frente". A foto saiu um pouco escura, mas dá pra ter uma noção doo tamanho.


Posso dizer que minha viagem após aquele dia ficou mais emotiva. Não só por causa dos meus antepassados que vieram da região de Trás-os-Montes para cá pro Brasil, mas também pela aquela experiência nunca vivida antes.

Digo a todo mundo, religioso ou não, para ir a Portugal e visitar Fátima. Aliás, não sei por que, mas o brasileiro quando vai a Europa nunca vai a Portugal. Acha que não vai encontrar nada de interessante lá. LEDO ENGANO. É um país lindo, deslumbrante por sua história e lugares. 

Visitem Fátima. Visitem Portugal!

Nenhum comentário: