segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

Papel da mídia

Mas afinal, qual é o papel da mídia no Brasil?

Não ha a menor dúvida que os meios de comunicação são os principais responsáveis pela maioria das denúncias feitas, das descobertas de corrupção aqui no Brasil. É impensável imaginar um país como o nosso sem uma mídia ativa e independente como ela é. No mínimo, no mínimo, nosso país seria... não gosto de nem de pensar.

Mas essa mesma mídia que denuncia, torna bandidos em heróis. Vamos pegar o caso mais recente dessa pichadora de São Paulo. Bastou que ela saísse da cadeia para que fosse entrevistada pelo Fantástico. Ainda pior; um tempo enorme para uma rede de televisão e horário mais vistos no Brasil. Evidente que a marginal fez seu "marketing", dizendo que se considerava uma artista e o que ela estava fazendo não era crime e sim, ARTE e que só queria MOSTRAR SEU TRABALHO. Mas.... QUE TRABALHO????? A arte do crime????

Pergunto novamente: qual é o papel da mídia? Agora fiquei confuso, pois ha uma contradição ai. Será que é pelo simples fato de se ter um "furo" de reportagem que dão oportunidade a esse tipo de marginal? Será que é para ter uma reportagem exclusiva? Não acredito que uma Rede Globo não tenha assunto melhor para colocar num domingo a noite.

Não duvido nada que amanhã ou depois, outras pichadoras apareçam dizendo que se espelharam nela. A Rede Globo transformou, mais uma vez, uma marginal, uma fora-da-lei em herói nacional.

Parabéns.

Nenhum comentário: