quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

Que país é esse?

A capa do jornal O Globo de hoje traz uma matéria sobre o roubo de doações feitas para os desabrigados em Santa Catarina. Militares e civis estão envolvidos nesse furto.

Não sei o motivo de tanta surpresa por conta desse acontecimento, sinceramente. Num país onde a impunidade reina, onde quem vai preso é só ladrão de galinha, onde o povo quer levar vantagem em tudo, onde ha o jeitinho brasileiro, onde não ha respeito com as leis e nem com seus semelhantes, onde não ha ética, esperar o que dele????

A matéria fala em ética, mas o buraco é muito mais embaixo. É da natureza do sistema brasileiro querer levar vantagem em tudo, sempre pensar no indivíduo e jamais no coletivo. Juntando a impunidade, vira uma festa! Afinal, esse sistema corrupto propicia a não respeitar nada que não seja do interesse do INDIVÍDUO, ou seja, só o OUTRO que deve cumprir a lei, mas ele mesmo, não.

Não ha um comprometimento real com o que fazem; com seus trabalhos, com seu país, com as pessoas, com as causas defendidas. NADA. Num país onde nem a polícia respeita a lei, num país onde nem os juízes cumprem com a lei, num país em que políticos roubam descaradamente e na cara-de-pau dizem que são inocentes, esperar o que do povo???

A lei foi criada para ser temida, mas aqui no Brasil é motivo de piada, não tem força, é apenas uma brincadeira de "policia e ladrão". Ela serve para dar lucro as gráficas, que compilam um emaranhado de princípios, normas, lei e etc., num mesmo livro e chamam de Constituição Federal, código disso, código daquilo, decreto daqui, decreto lei de lá.

Enquanto não houver punição rigorosa desde o menor delito cometido até o crime hediondo, enquanto políticos continuarem com a farra do roubo, enquanto juizes continuarem a vender sentenças e sei lá mais o que, enquanto não fizerem uma modificação radical nas leis constitucionais e infra-constitucionais, enquanto a LEI não for cumprida, esse país será sempre o país da impunidade, onde tudo se pode e nada se reprime.

Como dizia Renato Russo (e a matéria também) QUE PAÍS É ESSE?

Nenhum comentário: