sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

A direção --> -->

Mude, mas comece devagar, porque a direção é mais importante que a velocidade. Sente-se em outra cadeira, no outro lugar da mesa. Mais tarde, mude de mesa. Quando sair, procure andar pelo outro lado da rua, depois, mude de caminho, ande por outras ruas, calmamente...” (Recebi esse texto com se fosse de autoria de Clarice Lispector. Acabei de receber um post do próprio autor do poema me corrigindo a autoria deste. Então, aqui está o verdadeiro autor desse poema: Edson Marques).

Estava lendo o blog da minha amiga Léia (http://leiacladeia.blogspot.com/) quando li essa a frase acima de Edson Marques. É uma frase que me fez pensar, pois durante anos a fio queria mudar o destino das coisas, mas não mudava o caminho que percorria. Afoito pra chegar logo, sempre seguia na mesma direção na esperança de obter um resultado diferente. É óbvio, como 2+2=4, que nunca alcançaria um outro resultado. Lembrei-me, então, de várias frustrações que tive por não ter conseguido algo que quisesse muito em função da DIREÇÃO.

Como pude passar "batido" por essa palavra? E mais! Como não prestei atenção no significado dela??? Muitas das minhas frustrações tornariam-se realizações se eu tivesse parado um minuto apenas, e analisado essa palavra. Ou seja, desse uma nova direção ao objetivo desejado!

As metas precisam de um começo, um meio e um fim. O começo seria o desejo de se ter tal coisa. O meio seria o caminho a ser percorrido. E o fim seria o objetivo. Como em TUDO que fazemos, nós precisamos dessas 3 direções, do contrário ficaremos perdidos no espaço, sem rumo. É como se eu quisese ir para a Argentina, atravessando o oceano Atlântico, rumo à Europa!

Só ha uma explicação para essa "falta de atenção": maturidade. A interpretação dos fatos muda de acordo com a maturidade. Se eu ler um mesmo texto todo ano, todo ano terei interpretações diferentes, conclusões diferentes.

O tempo rege nossa vida e as coisas chegam para nós quando algo SUPERIOR decide que já é tempo.

Um comentário:

edson marques disse...

Você publicou meu poema MUDE, e disse que é "de Clarice Lispector".

Não é verdade!

Esse meu poema, publicado em livro pela Pandabooks, com prefácio de Antonio Abujamra, já foi comercial da Fiat, mas não apenas.

Se puder, conheça o blog Mude.

E, também se puder, cite a fonte, por favor.

http://mude.blogspot.com

Abraços, flores, estrelas..