terça-feira, 4 de agosto de 2009

Brasileiro é inimigo do Brasil!

Cheguei a uma conclusão.

O BRASILEIRO É INIMIGO DO BRASIL!

Isso se dá por várias razões e uma delas é por causa da famosa Lei de Gerson, ou simplesmente, o "jeitinho brasileiro". Esse tal de "jeitinho brasileiro" é o pior defeito que temos e ainda nos orgulhamos dele!!! Orgulhamo-nos de passar a perna em alguém, orgulhamo-nos de burlar a lei, orgulhamo-nos em furar fila, orgulhamo-nos de subornar o policial, orgulhamo-nos de burlar o fisco e tantas outras vergonhas.

Tive a oportunidade de visitar vários lugares do mundo e em TODOS eles só ha 1 (um) tipo de crítica que fazem ao brasileiro. Apenas UMA! Advinhe! O jeitinho brasileiro. É mais que óbvio que não daria certo em outros países. A crítica é sempre a mesma, que nós queremos sempre levar vantagem em tudo, independente de qualquer coisa. Basicamente, é por esse "nosso" jeitinho, que somos mal vistos na Europa, nos EUA, Japão...

Precisamos dar educação ao nosso povo e não somente ao "povão", mas, principalmente, à elite, que é quem mais faz uso da Lei de Gerson. Esse "jeitinho" tem sua natureza, obviamente, na falta de educação, que reflete em outras tantas coisas. E uma dessas é a falta de senso coletivo, pois só pensamos em nós mesmo. Quer dizer, vivemos em sociedade, só que agimos como só nós existíssemos na face da terra. Ou seja, se determinada coisa vai me favorecer, farei de tudo para isso acontecer, independente de ser ilegal, pois a ilegalidade é apenas um detalhe, é o que menos vai importar. Resumo da ópera: o brasileiro exige que a lei seja aplicada somente para o OUTRO, mas nunca para ele mesmo!

O filósofo francês, Rousseau, no seu livro O Contrato Social, diz que o homem nasceu livre e quando cresce vive preso sob regras por pensar somente nele mesmo, estravazando seu limite de direito e, portanto, controlado por um sistema altamente burocrático. Esse é o cartão de visita dele.

Falta muita coisa para o nosso Brasil melhorar. E tem que começar pela base! Ou seja, a educação, educação, educação, educação e finalmente, a educação. Para os que, ainda sim, fugirem à regra, desobedecendo leis, devem ser rigorosamente punidos, de forma proporcional ao crime cometido. Sem pena, sem sentimentalismo babaca do sulamericano. Apenas cumprir o que deve ser feito descrito em lei.

Uma última coisa. Nossa Constituição Federal de 88 nos deu MUITOS direitos e poucas obrigações. Foi uma nova era que começou... errada. Mas isso é assunto para um outro post.

Nenhum comentário: