segunda-feira, 3 de agosto de 2009

O tamanho de nossos sonhos!

"O homem é do tamanho dos seus sonhos".
Fernando Pessoa

Quando li essa frase, quase de imediato veio à minha mente o primeiro filme de Rocky Balboa. Especificamente a cena em que Rocky (Syvester Stallone) acorda as 5 da manhã, coloca 4 ovos crus dentro de um copo, bebe, como se fosse a coisa mais saborosa do mundo, e sai para correr. Afinal, seu sonho era de se tornar campeão mundial de boxe.

É entretenimento, mas retrata a vida de milhares de pessoas por esse mundo a fora que vivem em busca da realização de seus sonhos. O sonho é o nosso combustível. É em busca dele que acordamos todos os dias de manhã e levantamos da cama.

A frase, que inicia esse texto, faz referência à ambição de cada um. Eu, particularmente, nunca consegui conviver muito tempo com alguém que sonhasse pequeno, que não tivesse ambição na vida ou que se contentasse com pouco. No meu modo de ver, a ambição é um motivador que pode nos tornar uma pessoa boa ou ruim. Ruim, se buscada de forma errada, passando por cima de pessoas. Boa, se travada um duelo contra seu próprio destino sem ferir ninguém.

O ser humano tem uma tendência em não gostar de ver o sucesso do outro ou gostar de zombar do sonho de outrem. Pessoas e situações que vão contra os nossos sonhos têm aos montes. Dizem-nos absurdos como, por exemplo, desistir deles, que é besteira, para "caírmos na real", "esse sonho não condiz com sua realidade" e etc. A questão é que NUNCA podemos desistir de nossos sonhos, por mais absurdos que possam parecer. Dizer a uma pessoa para desistir de seu sonho, é castrá-la, cortar pela raíz uma esperança..., é ser uma pessoa pequena.

Não estou aqui para "cair" no lugar comum e dizer "nunca desista dos seus sonhos", ou algo parecido. O foco que quero dar ao texto é outro. Afasta-se de quem zomba dos seus sonhos, quem pede para desistir deles, de quem não acredita. Nós temos uma força interior monstruosa, que não sabemos como usar. Alguns usam de forma inconsciente e conseguem com que o mundo gire em torno da realização de um sonho. Outros morrerão sem saber.

Seu sonho, SÓ VOCÊ sabe como conseguir. Não pense em COMO conseguir, mas que IRÁ conseguir.

"Um homem sem sonhos, é um homem sem alma"

Nenhum comentário: