segunda-feira, 21 de maio de 2012

O Poder!

Dê poder a uma pessoa e descubra quem ela realmente é.

Esta é uma frase que certamente muitas pessoas já ouviram. Não é invenção popular. É um fato! E um fato triste, pois a natureza humana é triste, é podre. Refiro-me ao poder mais simples (de ser a única pessoa a ter uma caneta num grupo e ter esse "poder" de emprestá-la, por exemplo.) até o mais complexo, que mexe com uma nação.

Particularmente conheço muita gente poderosa que, com exceção, não têm escrúpulos algum na sua convivência com as pessoas. Acham-se invencíveis, imbatíveis, indestrutíveis e que podem fazer o que bem entenderem que nada lhe afetará.

É engraçado acompanhar a "evolução" de alguém que de uma hora para a outra "adquire" esse poder. Algumas características que tive o desprazer de acompanhar de uma pessoa que fazia (FAZIA! Não faz mais. Não preciso nem dizer por quê.) parte do meu convício.

A VOZ MUDA - fica mais pomposa e com tom autoritário;
A POSTURA MUDA - o corpo fica mais ereto, empinado;
O OLHAR MUDA - começa a olhar as pessoas de cima para baixo, mesmo sendo uma pessoa baixa.
A PACIÊNCIA com as pessoas é medida pelo grau de interesse.
AS AMIZADES mudam - suas amizades antigas são deixadas de lado e as novas são feitas com base no grau de interesse.
SUA VERDADE É ÚNICA - ninguém pode contestar sua opinião, pois do contrário, não pertencerá mais ao seu ciclo de amizades.

Sim, conheço uma pessoa com estas características. Ela mudou da água para o vinho e esqueceu todo seu passado. Foi uma decepção para mim. O pior (ou melhor, não sei) é que não consigo sentir raiva dela, mas pena, desprezo...

Para finalizar. Ninguém É poderoso, mas, sim, ESTÁ poderoso. A vida é um ciclo, é uma gangorra. E algum dia essa pessoa vai precisar de mim. Quando isso acontecer, decidirei o que fazer.

Nenhum comentário: