quarta-feira, 9 de maio de 2012

Enrolando o Turista

Que no Brasil o turista é "enrolado" de alguma forma, isso é verdade. Infelizmente isso acontece com frequência. Seja ele estrangeiro ou simplesmente de outros estados. 

Mas isso acontece em todos os lugares do mundo! Digo isso por experiência própria. Em relação aos táxis (o mais comum), é inevitável, ao menos que você já conheça a região, pois não conhecemos nada e qualquer trajeto que o motorista faça, é o "correto". 

Já fui enrolado por motoristas de táxis na Itália, Hungria e República Tcheca. Lembro que eu e minha esposa saímos de Praga, na República Tcheca, e fomos de ônibus até a cidade de Pilsen (onde é a fabrica da cerveja Pilsener). Da estação de ônibus até a fábrica nos cobraram 180 coroas tchecas (mais ou menos 18 reais). Na volta, seguindo para a mesma estação de ônibus, o "mesmo" trajeto custou 90! Ou seja, o filho da puta nos cobrou o dobro. Ficou rodando com a gente até faturar um troco a mais. Não tem jeito. Turista está sujeito a essas coisas. É relaxar e aproveitar a viagem.

A questão é que nós, brasileiros, achamos que só aqui no Brasil essas coisas acontecem, o que não é verdade.
Outra coisa. Os preços dos lugares turísticos aqui no Rio de Janeiro, por exemplo, são muito caros... será? Da última vez que fui levar amigos ao Pão de Açúcar, desembolsei, se não me falha a memória, 55 reais por cabeça!!!! É caro? Para o morador é sim! Mas se fizermos uma comparação com outras atrações turísticas em países europeus, é barato, por incrível que pareça. Enquanto aqui você paga 55 reais para subir no Pão de Açúcar e mais nada, na Europa você pagará a entrada, a ida ao banheiro, a ida a não sei aonde, permissão para bater foto e etc. 

Na Itália, por exemplo, qualquer "respiração" mais prolongada custa 8 euros. Tudo custa 8 euros! Entrar na Igreja, 8 euros. Ir ao banheiro dentro da igreja, 8 euros. Tirar foto, 8 euros. Não sei mais o que, 8 euros.  Na Galeria Uffizi, em Florença, a entrada foi 25 euros!!!!

Ou seja, nós não somos tão "maus" assim. :)

Nenhum comentário: