segunda-feira, 28 de maio de 2012

Diferença de preços

Costumo sempre repetir o que um ex professor meu sempre dizia: "O brasileiro tem o dom de piorar o que já está ruim e de estragar o que está bom.".

Nas nossas viagens pela Europa, costumamos ir de um país ao outro de trem. É muito mais prático, rápido, bem mais barato do que avião e, acima de tudo, temos o prazer de ver cada paisagem de tirar o fôlego.

O conceito de trem que nós, brasileiros, temos não tem nada a ver com o deles. Aqui é sinônimo de pobreza, de falta de opção e etc. Ou seja, a diferença é descomunal!

Uma das companhias de trem mais conhecidas é a Rail Europe (http://www.raileurope.co.uk/). A página tem em diversos idiomas, inclusive em português do Brasil. 

Bom, pesquisando os preços de alguns trajetos, tive a curiosidade de saber se os preços das páginas em português e em inglês, da Inglaterra, "batiam". Ou seja, marquei os mesmos dias, horários, classes, mesmo TUDO e cotei nas duas páginas. Qual foi minha surpresa????? Fazendo a conversão do euro do dia 18/05/2012, a diferença de preços foi de R$151.00 reais para mais na página em português!!!!! Perguntei à empresa pelo facebook sobre essa "gordura" e a resposta não me convenceu nem um pouco. Segue o diálogo:  
Amplie para ler.

Foi uma desculpa esfarrapada! A verdade é que o brasileiro é "sobretaxado" por algum motivo que ainda não consegui saber.

Mas voltemos à frase do meu ex-professor que citei logo no início desse texto. O brasileiro quer SEMPRE levar vantagem em tudo! Quer ganhar dinheiro de qualquer jeito, à qualquer custo e isso é muito mal visto lá fora. É uma PÉSSIMA característica nossa. 

Uma das duas. Ou a empresa inglesa (a companhia é inglesa) "sobretaxou" os bilhetes comprados no Brasil por alguma razão, por mim, desconhecida ou a "filial" dela aqui no Brasil se aproveitou para ganhar um dinheirinho a mais às custas do brasileiros "espertos"!

É foda!


OBSERVAÇÃO POSTERIOR À DATA DE EDIÇÃO DESTE TEXTO
18/08/2012
Quase dois meses depois de ter escrito esse texto, coloco o final da nossa conversa sobre o motivo da empresa ter "sobretaxado" os brasileiros. Como sempre, é a malandragem, o jeitinho brasileiro de querer sempre ganhar!
Amplie para ler.

Vergonhoso! Não compro mais na página "brasileira".

segunda-feira, 21 de maio de 2012

O Poder!

Dê poder a uma pessoa e descubra quem ela realmente é.

Esta é uma frase que certamente muitas pessoas já ouviram. Não é invenção popular. É um fato! E um fato triste, pois a natureza humana é triste, é podre. Refiro-me ao poder mais simples (de ser a única pessoa a ter uma caneta num grupo e ter esse "poder" de emprestá-la, por exemplo.) até o mais complexo, que mexe com uma nação.

Particularmente conheço muita gente poderosa que, com exceção, não têm escrúpulos algum na sua convivência com as pessoas. Acham-se invencíveis, imbatíveis, indestrutíveis e que podem fazer o que bem entenderem que nada lhe afetará.

É engraçado acompanhar a "evolução" de alguém que de uma hora para a outra "adquire" esse poder. Algumas características que tive o desprazer de acompanhar de uma pessoa que fazia (FAZIA! Não faz mais. Não preciso nem dizer por quê.) parte do meu convício.

A VOZ MUDA - fica mais pomposa e com tom autoritário;
A POSTURA MUDA - o corpo fica mais ereto, empinado;
O OLHAR MUDA - começa a olhar as pessoas de cima para baixo, mesmo sendo uma pessoa baixa.
A PACIÊNCIA com as pessoas é medida pelo grau de interesse.
AS AMIZADES mudam - suas amizades antigas são deixadas de lado e as novas são feitas com base no grau de interesse.
SUA VERDADE É ÚNICA - ninguém pode contestar sua opinião, pois do contrário, não pertencerá mais ao seu ciclo de amizades.

Sim, conheço uma pessoa com estas características. Ela mudou da água para o vinho e esqueceu todo seu passado. Foi uma decepção para mim. O pior (ou melhor, não sei) é que não consigo sentir raiva dela, mas pena, desprezo...

Para finalizar. Ninguém É poderoso, mas, sim, ESTÁ poderoso. A vida é um ciclo, é uma gangorra. E algum dia essa pessoa vai precisar de mim. Quando isso acontecer, decidirei o que fazer.

quarta-feira, 9 de maio de 2012

Enrolando o Turista

Que no Brasil o turista é "enrolado" de alguma forma, isso é verdade. Infelizmente isso acontece com frequência. Seja ele estrangeiro ou simplesmente de outros estados. 

Mas isso acontece em todos os lugares do mundo! Digo isso por experiência própria. Em relação aos táxis (o mais comum), é inevitável, ao menos que você já conheça a região, pois não conhecemos nada e qualquer trajeto que o motorista faça, é o "correto". 

Já fui enrolado por motoristas de táxis na Itália, Hungria e República Tcheca. Lembro que eu e minha esposa saímos de Praga, na República Tcheca, e fomos de ônibus até a cidade de Pilsen (onde é a fabrica da cerveja Pilsener). Da estação de ônibus até a fábrica nos cobraram 180 coroas tchecas (mais ou menos 18 reais). Na volta, seguindo para a mesma estação de ônibus, o "mesmo" trajeto custou 90! Ou seja, o filho da puta nos cobrou o dobro. Ficou rodando com a gente até faturar um troco a mais. Não tem jeito. Turista está sujeito a essas coisas. É relaxar e aproveitar a viagem.

A questão é que nós, brasileiros, achamos que só aqui no Brasil essas coisas acontecem, o que não é verdade.
Outra coisa. Os preços dos lugares turísticos aqui no Rio de Janeiro, por exemplo, são muito caros... será? Da última vez que fui levar amigos ao Pão de Açúcar, desembolsei, se não me falha a memória, 55 reais por cabeça!!!! É caro? Para o morador é sim! Mas se fizermos uma comparação com outras atrações turísticas em países europeus, é barato, por incrível que pareça. Enquanto aqui você paga 55 reais para subir no Pão de Açúcar e mais nada, na Europa você pagará a entrada, a ida ao banheiro, a ida a não sei aonde, permissão para bater foto e etc. 

Na Itália, por exemplo, qualquer "respiração" mais prolongada custa 8 euros. Tudo custa 8 euros! Entrar na Igreja, 8 euros. Ir ao banheiro dentro da igreja, 8 euros. Tirar foto, 8 euros. Não sei mais o que, 8 euros.  Na Galeria Uffizi, em Florença, a entrada foi 25 euros!!!!

Ou seja, nós não somos tão "maus" assim. :)