sexta-feira, 16 de abril de 2010

O troco e as lojas Americanas

Sempre compro doces e outras "besteiras" nas lojas Americanas. Gosto da variedade de coisas de lá.

De uns tempos para cá tenho notado uma prática desrespeitosa e não muito ética (que beira a ilegalidade) com os consumidores, por parte dos "caixas" na hora da devolução do troco. Como, quase sempre, os preços são quebrados (R$ 2.98, R$5,37) e são pagos em dinheiro, os caixas devolvem o troco a MENOS do que o consumidor tem direito. Pior! Eles nem perguntam se podem "ficar devendo" uns centavos. É automático, como se fosse normal devolver a menos o troco.

Tenho a prática de pagar com cartão de débito, mas resolvi pagar por um mês, todos os dias, as minhas compras em dinheiro. Para minha surpresa, as Americanas "lucracam" muito (ilegal) com a minha aceitação tácita, porém consciente no intuito de testar, de receber de troco o valor menor a que tinha direito. Os exatos R$ 1,07 (um real e sete entavos)!!! Eu disse R$ 1.07 centavos em apenas 1 (UM) MÊS! Imagine você, leitor, lucrar essa quantia de milhares e milhares de pessoas que passam pelas lojas todos os dias???

Bom, hoje fiz uma compra de R$ 39.96 (trinta e nove reais e noventa e seis centavos). Dei R$ 50.00 reais e recebi de troco R$ 10.00 reais. Disse ao atendente que faltavam 4 centavos e ele ficou me olhando como se eu fosse de outro mundo. Até que me deu 5 centavos.

É um absurdo que os funcionário sejam instruídos a devolver o troco a menos, quando a lei (arts 30 e 39 do CDC) diz ao contrário! Ou seja, o fornecedor que colocar o valor do produto quebrado, terá que ter os centavos para dar de troco. Do contrário é obrigado a devolver a quantia a mais até que se tenha troco.
Ainda sim, que os caixas nem se dão ao trabalho de perguntarem se podem ficar devendo alguns centavos.

Nossa cultura fundamenta-se no "jeitinho brasileiro" e todo mundo acha o máximo! Isso nunca vai acabar. Sabe por que? Porque ninguém quer perder a oportunidade de levar vantagem. NÃO RECLAME, depois, QUE O NOSSO PAÍS É CORRUPTO, NOSSOS POLÍTICOS SÃO LADRÕES E ETC. O poder emana do povo e deste deve vir o exemplo.

É vergonhoso fazer parte de uma cultura como a nossa. VERGONHOSO!!!

Nenhum comentário: