terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Viagem - carteira internacional

Para não dizer que eu só venho "à público" (escrever no blog... ahahahhaha) para fazer algum tipo de reclamação, hoje vou escrever sobre a carteira internacional de motoristas.

Recebi alguns e-mails de amigos, que sabem que gosto muito de viajar, perguntando sobre a necessidade ou não de se tirar a carteira de motorista internacional para dirigir lá fora.

Todas as vezes que viajamos e alugamos um carro, as locadoras nunca pediram pela carteira internacional. Ou seja, minha carteira de motorista brasileira sempre foi suficiente. A única coisa que queriam saber era se ainda estava válida. Fora isso, nada mais.

Se o problema fosse só esse, diria que não precisaria da carteira internacional. Ocorre que imprevistos nas estradas acontecem. Se porventura ocorrer uma batida ou até mesmo uma inspeção rotineira (blitz), a policia pedirá sua carteira de habilitação e se você não tiver a internacional (que suas informações básicas estão escritas em inglês e tem a mesma validade da sua carteira brasileira), eles te levarão para delegacia (ou algo semelhante a isto) até que seja traduzida e possam entender o que está escrita nela. Obviamente que ninguém deseja "visitar" uma delegacia durante uma viagem ao exterior.

Em Portugal você não precisará por eles falarem o mesmo idioma que o nosso. Na Espanha ou em outros países de língua espanhola, provavelmente também não, dependendo do grau de exigência daquele país. Por via das dúvida, aconselho, sim, a tirarem a carteira internacional. É mais uma medida de precaução do que qualquer outra coisa.

No caso do Rio de Janeiro, basta entrar na página do Detran. Para facilitar, esse já é o link (http://www.detran.rj.gov.br/_documento.asp?cod=4667)

Nenhum comentário: